Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados atualizados

Pesquisa aponta que 47% dos brasileiros possuem automóvel

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 set 2019 às 10:50
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último domingo (22), o Brasil celebrou o Dia Mundial Sem Carro. Tendo em vista a proposta da comemoração, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre quanto da população brasileira e mundial escolhe se locomover sem precisar dirigir um carro.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo conta com uma população atual de 7,7 bilhões de pessoas. Considerando o número, um grupo de analistas americanos da área automobilística geográfica realizou um levantamento em 2018 e concluiu que a estimativa de veículos circulando pelo mundo atualmente seja de 1,4 mil milhões. A previsão para os próximos anos é de que esse número duplique com rapidez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comparando esse dado com a quantidade de pessoas no mundo, isso indica que apenas 18% da população global possui um automóvel - é válido lembrar as exceções, como pessoas que não desejam um automóvel e crianças e idosos, que não conseguem conduzir um carro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Mecânico dá dicas para uma viagem segura no feriado de Páscoa: revisão do carro é fundamental

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo


No Brasil, a população é estimada em 210,1 milhões de pessoas, segundo dados deste ano do levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dentre carros, caminhões, caminhonetes, motocicletas, ônibus e outros, a média de veículos no país é de 97.591.211, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o que significa que cerca de 47% da população brasileira possui um automóvel.

Publicidade


A baixa taxa de consumo automobilístico consequentemente gerou queda nas vendas de automóveis nos últimos meses, como em agosto, por exemplo, que contabilizou diminuição de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).


O fato apenas amplia as novas possibilidades dos outros 53% da população, que acaba buscando outros meios de locomoção, como abicicleta, que cresceu 24% desde 2007, segundo dados da pesquisa Origem e Destino. Além disso, há pessoas que utilizam ainda os patinetes eletrônicos, cujo uso cresce diariamente e dobra qualquer porcentagem estimada. No entanto, e acima de tudo, a queda do uso de carros nas ruas confirma com maior impacto que o transporte público continua sendo o meio de locomoção mais utilizado pelos brasileiros. A informação é da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).


O levantamento Rede Nossa São Paulo de 2018 revelou que 32% dos 47% que possuem um automóvel disseram que "com certeza” trocariam o carro pelo uso de um transporte público caso estes tivessem melhorias alternativas de mobilidade urbana.

Divulgação
Divulgação


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade