Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Por que você deve trocar a placa do carro e moto para o modelo Mercosul?

Caroline Knup*
12 nov 2019 às 16:11
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. A ideia teve apoio do Brasil e, em 2014, o sistema de unificação foi oficialmente anunciado.

O novo modelo proposto adota o fundo branco, sete caracteres alfanuméricos (letras e números) e, na parte superior, uma tarja azul com o nome e a bandeira do país de origem. Além disso, a placa deve conter o emblema do Mercosul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Kelvin Franco Zemuner, diretor comercial da Emplacar, loja especializada em placas Mercosul, a troca para o novo modelo é obrigatória em algumas situações. "Na compra de um veículo novo, transferência de município, roubo, furto ou extravio, e casos em que a placa do modelo antigo não esteja em boas condições de visibilidade ou com o lacre danificado”, pontua.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Kelvin explica que trocar a placa para o modelo Mercosul traz benefícios ao dono do veículo, especialmente para questão da segurança. "No novo modelo, a rastreabilidade muda, já que a placa Mercosul conta com o QR Code. Por isso, ela é mais segura quanto as clonagens e placas falsas", explica.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Caso o modelo Mercosul esteja descrito no documento do carro, não trocar a placa configura uma irregularidade. "Se você já estiver com a placa Mercosul no documento do veículo, precisa fazer a troca imediatamente. Caso contrário, pode resultar em apreensão do veículo", conta Kelvin.



Para se ter dimensão da importância e dos benefícios da placa Mercosul no Brasil mais de três milhões de veículos já aderiram ao novo padrão. Além disso, sete estados já estão em dia com a nova lei que regulamenta o uso das placas, sendo eles: Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.


Como o Paraná já adotou o novo padrão de emplacamento. O modelo antigo das placas não é mais fabricado e utilizado nos veículos.

Publicidade


Em julho deste ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adiar o prazo para a implantação da placa Mercosul em todo o Brasil. Com isso, os demais estados do País têm até 31 de janeiro de 2020 para aderir ao novo padrão.


Se seu veículo se encaixa em um dos casos em que a troca para a placa padrão Mercosul é obrigatória, a Emplacar Placas Mercosul oferece o melhor e mais completo serviço do início ao fim do processo.

Publicidade


Serviço:


Emplacar Placas Mercosul
Endereço: Rodovia Melo Peixoto, nº 244 - Jardim União, Cambé
Contato: (43) 3312-9323
Funcionamento: segunda à sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h ao 12h
https://www.facebook.com/emplacarplacasmercosul/

Publicidade



Este conteúdo foi produzido pelo Conteúdo de Valor Folha para a Emplacar.

*Com supervisão de Sofia Mikrute


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade