Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Carros & Veículos

Saiba como cuidar dos bancos de couro de seu carro

Nicoli Suman - Estagiária*
24 jan 2020 às 16:24
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de dar um ar mais "luxuoso" para o carro, os bancos de couro levam vantagem na praticidade. São mais fáceis de limpar, confortáveis e elegantes. Mas para manter a boa conservação dos bancos de couro é preciso alguns cuidados, uma vez que a tintura da calça jeans e o suor podem fazer com que ele sofra como um banco de tecido. Confira dicas para cuidar dos bancos de couro:

1 - Cuidado com as manchas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diluir um pouco de detergente neutro em água pode ajudar a retirar manchas. Na maioria das vezes, essas manchas são causadas pelo acúmulo de poeira nos assentos. Uma esponja pode ajudar neste trabalho. Quando os bancos são de cores claras, a sujeira aparece mais. Nesses casos, pode ser usada uma esponja mais firme. Outra dica também é evitar consumir bebidas e comidas dentro do veículo. No caso de derrubar e causar manchas, é importante limpar o couro imediatamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


2 - Hidratação no couro

Publicidade


O excesso de exposição ao sol, ar condicionado e baixa umidade do ar podem danificar o couro, deixando-o ressecado e desbotado. Para evitar o problema, a hidratação dos bancos é indispensável. Existem produtos próprios para fazer a hidratação e também, estabelecimentos que fazem o trabalho, apesar do preço mais salgado. Os hidratantes próprio já possuem até função limpante. Os líquidos são mais indicados, pois penetram melhor no material. Lustra-móveis e produtos a base de silicone não são indicados, pois podem deixar o assento escorregadio e pegajoso. Se a grana estiver curta vale usar um hidratante de pele mesmo. Basta limpar os assentos, passar o hidratante e, depois de seco, lustrar com um pano seco.


3 - Evite fumar dentro do veículo

Publicidade


A nicotina presente na fumaça dos cigarros pode caudas manchas amareladas nos bancos dos carros. Apesar dos bancos não ficarem com o cheiro do cigarro, as cinzas podem ser um problema. Se caírem no banco, elas podem furar o material, neste caso não há nenhuma solução a não ser trocar o revestimento.


4 - Para evitar rachaduras

Publicidade


A variação de temperatura pode prejudicar o veículo, por isso é recomendável que o proprietário não deixe o carro exposto ao sol por muito tempo. Se o veículo estiver sempre exposto por essa variação, o couro expande e diminui de tamanho, o que causa as rachaduras. Aqui é importante aliar a dica da hidratação!


5 - Cuidado com a umidade


Após a limpeza, seja apenas com o detergente ou com um outro produto específico, é necessário deixar os bancos completamente secos. O acúmulo de produtos em excesso pode deixar o material pegajoso, manchado e o couro pode até mofar, se houver excesso de água.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade