06/03/21
PUBLICIDADE
Dica de manutenção

Saiba como identificar desgastes nos faróis do seu carro

Pixabay
Pixabay


Os sistemas de iluminação automotiva são de grande importância para a segurança no trânsito. O bom funcionamento depende de boas práticas de manutenção e a falta de cuidados, além de comprometer o desempenho dos faróis, infringe o Código de Trânsito.


Carlos Moura, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante de peças ARTEB, explica que "um dos principais indícios de que há necessidade de troca reside na opacidade das lentes plásticas. Esta irregularidade, caracterizada pelo amarelamento das lentes, reduz o volume de luz, deforma as projeções luminosas e altera a cor da luz emitida. A causa desta opacidade reside na exposição prolongada à radiação solar, problema intensificado por sujidade e poluição. Os efeitos incluem menor visibilidade ao motorista e ofuscamento aos outros condutores."

Outros problemas de vida útil dos faróis incluem trincas e quebras, soltura e/ou degradação de componentes internos como refletores e molduras, perda ou degradação de componentes externos como luvas e tampas de vedação, deformação de componentes plásticos por uso de lâmpadas ruins e inoperância do sistema de regulagem por uso de ferramentas impróprias ou procedimentos inadequados.

Em todos estes casos, a troca se faz necessária, pois possibilitam a entrada de água e poeira. Quanto à falta de regulagem, problema que compromete o alinhamento do facho luminoso, o condutor pode ser punido com multa conforme o CTB.

No caso das lâmpadas, a troca deve ser periódica e preventiva. O ideal realizar o procedimento em oficinas, com auxílio de equipamentos adequados. Alguns indícios de desgaste das lâmpadas incluem dificuldades na percepção noturna dos trajetos, diferença de brilho entre os faróis e, mais raramente, falhas parciais no acendimento (intermitência).

No entanto, um sinal evidente de desgaste inclui variações dimensionais no filamento. Recorrer a um serviço especializado é o mais indicado porque a troca da lâmpada requer nova regulagem. A oficina pode garantir o procedimento por completo e a instalação de lâmpadas certificadas pelo INMETRO.

Ao fazer a substituição o consumidor deve se atentar à boa procedência, tanto dos faróis quanto das lâmpadas. "Faróis de má procedência, produzidos sem uma sólida estrutura de engenharia, constituem uma falsa economia, porque o baixo custo é, quase sempre, sinônimo de pouca durabilidade. E quanto às lâmpadas, a má procedência pode resultar tanto em queima repentina quanto em derretimento e/ou degradação de componentes internos por potência elétrica fora do padrão”, diz Moura.

Quanto à limpeza, especialmente das lentes, a remoção de sujeiras deve ocorrer com água corrente e, se necessário, pano macio umedecido em sabão neutro. Produtos abrasivos ou de procedência duvidosa devem ser evitados. O contato manual com a superfície das lentes deve ser cauteloso para evitar danos à superfície. Vale ressaltar que lentes opacas (amareladas) implicam na troca do farol, por ser um problema irreversível, inerente à vida útil da peça.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique seguro!

Preocupado com as recentes chuvas em Londrina? Saiba como evitar danos no seu automóvel

05 MAR 2021 às 08h20
Diminui vendas nos postos

Alta no preço de combustíveis preocupa motoristas de aplicativo em Londrina

04 MAR 2021 às 11h15
Estamos no período recomendado

Plataforma internacional indica os melhores meses do ano para comprar um carro seminovo

03 MAR 2021 às 08h40
Em conversa

Bolsonaro anuncia decreto para zerar impostos federais do diesel e gás de cozinha

02 MAR 2021 às 11h47
Fique ligado

Detran-PR estabelece novos prazos para serviços de trânsito

09 DEZ 2020 às 10h33
Novas leis de trânsito

Cadastro Positivo promete benefícios fiscais para bons motoristas

08 DEZ 2020 às 10h34
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados