Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Saiba identificar o óleo lubrificante ideal para seu carro

Redação Bonde
20 nov 2020 às 10:34
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A troca de óleo lubrificante do veículo requer alguns cuidados que começam com a escolha do produto, respeitando as especificações e os intervalos para substituição recomendados pelas montadoras. Mas existem informações importantes que merecem a atenção do consumidor.


A Valvoline, fabricante lubrificantes, destaca dicas que ajudam a identificar as características de cada tipo de óleo. Os lubrificantes automotivos podem ser de base mineral, sintética e semissintética. Por mais que a cadeia de obtenção seja a mesma, já que todos são derivados de petróleo, a procedência é diferente. Cada um tem as suas características diferentes, bem como os seus benefícios. O importante é saber qual é o tipo adequado para o veículo, consultando o manual do fabricante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Óleo mineral - O lubrificante mineral é obtido a partir do refino do petróleo. Embora ofereça um custo mais baixo, o mineral oferece menor tempo de uso que o sintético. Portanto, a troca deve ocorrer em intervalos mais curtos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Óleo sintético - Também é derivado de petróleo, mas o seu processo de fabricação passa por modificações químicas que proporcionam ao produto final maior estabilidade, a tão conhecida e desejada vida útil prolongada. Assim, o sintético supera a performance de óleos minerais. É extremamente estável sob ampla faixa de temperatura de operação e garante mais estabilidade, desempenho, proteção, durabilidade e menor suscetibilidade de variações de viscosidade.

Publicidade


Óleo semissintético - É elaborado a partir da mistura de óleos básicos minerais e sintéticos, em proporção definida. É intermediário entre o sintético e o mineral, possui características próprias, e tem como principal vantagem a relação custo/benefício.


Outro ponto importante de destacar é que, além da função de lubrificar, o óleo tem funções igualmente significativas no motor como proteger as peças da ferrugem e corrosão, manter o motor limpo, livre de borra, sujeira e verniz, bem como deve ser um excelente "selante” da câmara de combustão e ter uma grande participação no arrefecimento do motor.

Publicidade


Por isso, a viscosidade é uma característica do lubrificante que precisa ser considerada como um elemento imprescindível na escolha do produto. Com o carro parado ou em funcionamento, a viscosidade não pode ter altas variações, pois, do contrário, isso trará grandes malefícios ao motor.


Além disso, é a viscosidade do produto que oferece a resistência ao escoamento, estabelecida por meio de parâmetros da Norma SAE J300, criada para destacar as especificações da viscosidade dos lubrificantes de motor.

A recomendação da Valvoline é seguir com a viscosidade recomendada pelo fabricante do veículo. Não adianta tentar resolver problemas nos motores como folgas e vazamento aumentando a viscosidade. Ao colocar uma viscosidade acima da indicação da montadora para o tipo de veículo, o sistema do motor pode ser prejudicado, pois terá mais trabalho para conseguir bombear aquele lubrificante muito viscoso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade