18/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Negociação

Setor industrial quer tabela de frete apenas como referência

Na segunda semana de rodada de negociações, o setor industrial apresentou hoje (6) uma contraproposta ao Ministério da Infraestrutura para dar sequência às conversas sobre o piso mínimo de frete com os caminhoneiros autônomos. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), as entidades propõem que a tabela de frete seja apenas um documento de referência para as contratações e não uma determinação. Elas também disseram que se comprometem a estimular contratações diretas entre embarcadores e caminhoneiros.

Pixabay
Pixabay


O documento, assinado por 32 entidades, entre confederações, federações estaduais da indústria, associações setoriais e sindicatos, deverá ser objeto de debate em nova rodada de negociações. Na semana passada, os caminhoneiros apresentaram ao ministério as demandas sobre a proposta de piso mínimo de frete. Segundo a CNI, a proposta foi encaminhada às entidades na última sexta-feira (2).

"Na segunda-feira (5), a CNI fez nova consulta a sua base sobre a sugestão apresentada pelo governo e apresentou a contraproposta que será analisada pelo governo e pelos caminhoneiros. As entidades continuam acreditando que o melhor cenário é um entendimento direto entre produtores e transportadores por meio de mecanismos de mercado", diz a CNI.

Para as entidades do setor industrial, o tabelamento prejudicou todos os segmentos envolvidos no transporte rodoviário de cargas, incluindo os caminhoneiros autônomos.

Na semana passada, o Ministério da Infraestrutura já havia informado sobre a continuidade, nessa semana, das negociações entre caminhoneiros, embarcadores e transportadoras. O anúncio foi feito, após o ministro Tarcísio de Freitas se reunir com os caminhoneiros. Na ocasião, o ministro disse que a proposta do segmento envolve ajustes na tabela de frete mínimo a cada seis meses e a realização de acordos coletivos entre os segmentos anualmente.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Efeitos da pandemia
Volkswagen e sindicato fazem acordo para demissão voluntária no ABC
16 SET 2020 às 09h02
Painel 3D
Peugeot 208 aposta em tecnologia para justificar preços mais altos
15 SET 2020 às 10h59
Dica de manutenção
Como identificar desgastes no sistema de suspensão do carro
14 SET 2020 às 11h22
Ranking
Hatches compactos voltam a liderar vendas de veículos no Brasil
10 SET 2020 às 10h18
Comparativo
Chevrolet Tracker testa novas forças contra o veterano Jeep Renegade
09 SET 2020 às 10h45
Renovados
Nova geração de Sandero e Logan é apresentada na Europa
08 SET 2020 às 09h19
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados