Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Troca de óleo nas motos: veja erros mais comuns e como evitá-los

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 mar 2020 às 08:43
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o assunto é troca de óleo, nem sempre os proprietários de motos seguem as recomendações indicadas pelo fabricante no manual do veículo. Sem informação correta, muitos fazem escolhas equivocadas a respeito do lubrificante, o que acaba prejudicando a vida útil do motor. O papel do óleo lubrificante é manter tudo funcionando corretamente dentro do motor, para evitar o atrito entre as peças e, consequentemente, o desgaste precoce.

A Mobil, uma das principais fabricantes de lubrificantes do mundo, listou os erros mais comuns dos motociclistas na troca de óleo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não trocar o óleo ou atrasar a troca

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Para economizar, muitos proprietários de motos adiam a troca completa do lubrificante, abastecendo apenas parcialmente com óleo novo. Completar o nível de óleo é válido entre uma troca e outra, mas não substitui a troca, nem serve como medida para adiá-la.

Publicidade


O lubrificante que permanece muito tempo no cárter fica velho e perde a eficiência. Com o uso, sua viscosidade diminui e o produto fica contaminado por combustível e partículas de metal do motor.


Por isso, é muito importante respeitar os intervalos de troca recomendados pelo fabricante da moto, que varia de 4.000 km a 15.000 km. Quando a troca é adiada por muito tempo, acelera o desgaste de todas as peças do motor, além de acelerar a carbonização interna. Isso pode causar a parada do motor.

Publicidade


Medição incorreta do nível de óleo


Entre uma troca e outra, é normal que o motor consuma pequenas quantidades de lubrificante, principalmente aqueles mais antigos e com a vedação deficiente por falta de manutenção. Por isso, é possível completar o óleo com a medição correta.

Publicidade


Porém, como dito anteriormente, essa prática não substitui a troca periódica. A maneira correta de medir o nível de lubrificante do motor é posicionar a moto em piso plano, mantendo-a nivelada. O motor deve estar desligado e frio, assim todo o óleo que circula no motor terá retornado ao cárter, local onde a medição é realizada.


Utilizar óleo lubrificante para carros

Publicidade


Ao utilizar um produto desenvolvido para carros e não para motos, a lubrificação será deficiente. A maioria das motos tem motor, engrenagens de câmbio e embreagem integrados e utilizam o mesmo lubrificante. Isso não ocorre com os carros, que tem reservatórios separados para cada sistema e apresentam necessidades de lubrificação diferentes.


O óleo lubrificante para motos recebe aditivos para oferecer um nível de proteção superior contra desgastes, já que a maioria dos motores de motocicletas atinge rotações mais altas que a dos carros de passeio. Portanto, nunca utilize um lubrificante específico de carro em uma moto.

Publicidade


Escolher faixa de viscosidade diferente da recomendada


É muito importante seguir o manual da motocicleta ao escolher a viscosidade do lubrificante. A viscosidade correta garante que o óleo chegue rapidamente a todas as partes do motor, especialmente as mais sensíveis. Isso reduz a temperatura dos componentes e assegura o funcionamento correto e seguro do equipamento.

Publicidade


Com a evolução da tecnologia dos lubrificantes, surgiram os óleos sintéticos, que duram mais e fazem com que as peças do motor cheguem à temperatura ideal mais rapidamente.


Esquecer de trocar o filtro de óleo


A maioria dos fabricantes de motos recomenda que o filtro de óleo seja trocado a cada duas trocas de lubrificante. É importante realizar a troca do filtro periodicamente, pois a peça acumula resíduos e óleo velho, perdendo sua função de filtragem e acelerando a degradação do óleo novo.

O filtro, geralmente, custa menos que um frasco de óleo lubrificante. Então, para garantir a eficiência e durabilidade do lubrificante novo, vale a pena sempre lembrar-se da troca periódica do filtro de óleo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade