Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Veja a metodologia para o cálculo de desvalorização de um veículo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 nov 2019 às 12:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.

Para este estudo, a KBB Brasil, usou como protagonista o HB20S, para descobrir qual é a taxa de desvalorização de cada versão do modelo após um ano de uso, com o objetivo de ajudar os consumidores a realizar uma compra consciente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A primeira geração do veículo conta com três versões, sendo classificadas como de entrada, intermediária e topo de linha: Comfort Style, Comfort Plus e Premium, respectivamente. Abaixo é possível verificar a desvalorização das versões manuais dos automóveis 1.0 e automáticas 1.6, as quais têm o maior volume de vendas no mercado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Nota-se que, justamente, o Hyundai HB20S Premium 1.6 16V automático Flex apresenta a maior taxa da análise, com 6,64% de perda de valor, seguido pela versão manual Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 12V mecânico Flex que cai 6,53%. Por outro lado, a mesma versão, porém automática, é a menos desvalorizada do levantamento com porcentagem de 5,96% de preço.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade