Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tendência

Vendas online podem transformar indústria automobilística

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 out 2020 às 11:39
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As compras online já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, em diversos setores. No segmento automotivo, essa digitalização ainda não aconteceu, já que a comercialização de automóveis continua apresentando alta dose de complexidade e falta de transparência. Neste contexto, o que precisa mudar para que uma pessoa possa comprar um carro de forma 100% online?


Hoje, no Brasil, existem 21 marcas que concorrem na venda de carros leves e quatro mil concessionárias oficiais que distribuem esses veículos aos clientes finais. Segundo a Karvi, plataforma internacional de vendas de carros, 95% dos clientes passam mais de quatro horas procurando informações sobre carros na internet, 80% combinam pesquisa on e off-line, 40% comprariam um carro de forma online e 5% dizem que nem precisam ver o carro fisicamente para fazer a compra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A indústria automobilística precisa mudar”, afirma Matías Fernández Barrio, CEO e cofundador da Karvi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Analisando este cenário, a Karvi elencou cinco tendências para o futuro das vendas online de carros.

Publicidade


1. Processo de compra mais fácil


Para facilitar a compra, as empresas precisarão disponibilizar mais conteúdo no estágio de descoberta do produto e fornecer informações claras e transparentes na fase de transação, incluindo a retirada de carros usados como parte de pagamento. Inspirados em sistemas já usados em videogames, as tecnologias automotivas passarão a ser baseadas em experiências de realidade aumentada e virtual, possibilitando que, em poucos cliques, o comprador visualize opções de cores, equipamentos e especificidades mecânicas.

Publicidade


2. Estoque integrado em tempo real


Assim como acontece com hotéis e passagens aéreas, os carros que estão em estoque no terminal ou em cada uma das concessionárias serão refletidos 100% em tempo real nas plataformas digitais.

Publicidade


3. Os preços terão referências específicas


O cliente saberá exatamente os valores médios que são pagos por cada versão, em cada cidade. Não haverá custos ocultos e surpresas na hora de fechar o negócio.

Publicidade


4. Test drive em casa


Os clientes poderão testar os carros em suas próprias casas e devolvê-los sem nenhum custo. Isso vai inspirar mais confiança para a transação digital. A customização do test drive também ganhará uma nova perspectiva, unindo a praticidade do celular e a imaginação do público, proporcionando uma pré-visualização do carro em casa ou no trabalho.

Publicidade


5. Serviços agregados


Financiamento e seguro serão integrados à proposta, levando em consideração as informações de cada pessoa, ou seja, propostas financeiras sob medida.

Historicamente, as montadoras competiam principalmente pelos avanços e tecnologia de seus veículos. Já as concessionárias, pela cobertura geográfica e presença física nas lojas. Hoje, mais do que nunca, um novo caminho começa a ser trilhado. A grande diferença é que agora as regras do jogo são definidas pelo consumidor digital


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade