02/12/20
PUBLICIDADE
Anda mais, gasta menos

Volvo XC40 T5 Hybrid une motores elétrico e a gasolina para gastar menos

Divulgação / Volvo
Divulgação / Volvo


Enquanto carros puramente elétricos vão chegando aos poucos ao Brasil e enfrentando uma certa desconfiança de quem está acostumado a abastecer seus veículos com gasolina, a Volvo investe pesado nos híbridos plug-ins.


O utilitário esportivo XC40 T5 Hybrid pode rodar até cerca de 50 km consumindo somente eletricidade. A potência dele equivale a 82 cv de potência e bons 16,3 kgfm de torque assim que o motorista toca o acelerador. Não precisa subir o giro para ganhar força como em um carro a gasolina.

Mas há também um 1.5 a gasolina de três cilindros turbo que rende 180 cv e 27 kgfm de força. Combinados, chega a 262 cv e 43,6 kgfm.
O motor a gasolina é acionado quando a bateria do elétrico acaba ou quando o motorista precisa de mais potência. Eles podem funcionar juntos, dando um desempenho de carro esportivo para o SUV.

A bateria pode ser carregada pelo próprio motor a gasolina, pela força das frenagens ou na tomada. Na cidade de São Paulo há diversos pontos de abastecimento espalhados. A Volvo também vende um carregador para instalação na casa ou no prédio do proprietário.

Durante o teste, o XC40 hybrid chegou a fazer quase 30 km/l com poucos acionamentos do 1.5 turbo. Com a bateria zerada propositalmente, o consumo de combustível aumento para cerca de 11,5 km/ com uso direto, marca ainda boa para um utilitário de luxo compacto.

Divulgação / Volvo
Divulgação / Volvo


Ele ainda oferece direção semi-autônoma. Em rodovia bem sinalizada, é possível programar o carro para ficar na faixa de rolagem na velocidade programada. Ele freia, acelera e vira o volante, mas o motorista precisa ficar o tempo todo com as duas mãos na direção para o sistema não desativar.

O preço para ter um Volvo com motor elétrico ainda é alto. Ele é vendido somente na versão topo de linha R-Line por R$ 264.950.

A meta da marca é ambiciosa, que é chegar a 50% de suas vendas somente com carros elétricos até 2025. Enquanto isso, o primeiro passo está sendo dado com versões híbridas de todos os modelos oferecidos no Brasil, como o XC40.
Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Estreia em 2022

Peugeot volta ao mercado de picapes médias com a Landtrek

01 DEZ 2020 às 11h48
Atenção

Hyundai faz recall para HB20 e Creta por problema no freio

30 NOV 2020 às 11h34
Mais de 100 mil cadastros

Prazo para pagar o IPVA com créditos do Nota Paraná vai até segunda

29 NOV 2020 às 11h48
Pesquisa de preços

Região Sul tem gasolina mais barata do país, mesmo com aumento

27 NOV 2020 às 11h21
Novos prazos

Motoristas com CNH vencida em 2020 poderão renovar em 2021

26 NOV 2020 às 09h31
Situação indefinida

Consórcio do DPVAT é dissolvido e seguro pode zerar em 2021

25 NOV 2020 às 11h38
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados