Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Deu vontade de mudar?

Chegada do outono é um convite para mudanças na decoração da casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 mar 2020 às 20:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora o verão 2020 tenha sido atípico, é hora de dar boas-vindas aos dias mais frescos do outono. Com a temperatura mais amena, vem junto a necessidade de preparar a casa para oferecer os moradores mais aconchego e conforto térmico e visual. Para mostrar as medidas necessárias para preparar a casa para a nova estação, confira as dicas dos arquitetos do Pati Cillo Arquitetura, Dantas & Passos Arquitetura, Andrade & Mello Arquitetura, Denise Barretto Arquitetura e Panapaná Estúdio de Projetos.

Medidas estruturais

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nem sempre as pessoas levam em conta os problemas estruturais da residência, e elas acabam aparecendo com maior frequência quando os termômetros baixam. A primeira coisa a se fazer é checar a elétrica da casa. "Isso porque nessa época usamos o chuveiro com água mais quente e os aquecedores. Por isso, é preciso olhar com atenção os disjuntores e a fiação. Para quem tem aquecimento a gás, revisão nos aquecedores para verificar se estão herméticos e sem problemas de vazamentos. Além disso, assegurar-se que estão aptos para usá-los com mais frequência”, explica Renato Andrade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas



Revestimentos e acabamentos

Publicidade


A Expo Revestir é um grande termômetro das tendências e apresenta o que estará em alta para as próximas estações. "Observei durante a feira é que a textura fosca se faz presente em louças e revestimentos. Assim, o cliente que estiver em obra ou reforma e apreciar o estilo do outono, vale investir nos acabamentos foscos e mattes...sair do brilho esmaltado em detrimento ao toque acetinado”, revela Isadora Araújo, do Panapaná Estúdio de Projetos.


Quando o assunto é tecido, a dica é da arquiteta Denise Barretto: "Indicamos tecidos que trazem aconchego ao toque, como o veludo, couro e suede”, revela.

Publicidade



Cores e estampas para o outono


Não é novidade que os tons quentes são os mais pedidos para o ambiente. Porém, para o outono, as cores mais sóbrias e aconchegantes são grandes pedidas, assim como os tons neutros e com ar sofisticado virão com toda força. "Temos os beges, off-white, areias e cinzas trazendo equilíbrio”, revela as arquitetas do Dantas & Passos Arquitetura. A partir dessa paleta, é possível selecionar mantas e almofadas para o sofá da sala de estar e escolher o novo enxoval do dormitório, por exemplo.

Publicidade


Outros tons como rosa-velho, laranja-queimado, vermelho mais fechado, e verde-musgo, podem ser alternados para colorir suavemente as bases. "Para o outono, os ambientes que trazem tom sobre tom, e espaços monocromáticos também seguem em alta”, complementam Danielle e Paula.


Quando o assunto é estampas, padrões que estavam guardados no armário voltam para o décor. O xadrez, por exemplo, volta com tudo e pode ser explorado de forma muito charmosa em capas de almofadas ou de sofás, toalhas de mesas e aplicadas em barras de cortina. Além disso, o animal print, estampas de oncinha, peles sintéticas, junto a móveis de madeira são fortes candidatos aos queridinhos do outono. "Apreciamos muito esses materiais que nos trazem uma pegada rústico chic”, reforçam as arquitetas do escritório Dantas & Passos.

Publicidade



Iluminação certeira


Uma forma simples de transformar os ambientes é mudar a temperatura das luzes, tornando os ambientes mais intimistas. "Além de incluir abajures e peças de iluminação indireta, que aquecem os ambientes, também indicamos diminuir a temperatura de cor da lâmpada para uns 2700 k. Embora a medida não mude efetivamente a temperatura do ambiente, traz a sensação de conforto e aconchego”, revela Erika Mello.

Publicidade



Dicas express


Além das medidas citadas acima, a arquiteta Pati Cillo separou cinco dica rápidas para preparar a casa para o outono de forma simples e bem efetivas. Anote:

Publicidade


As mantas são super bem-vindas em sofás e poltronas, vale a pena apostar!


Disponha bowls com chocolatinhos, bolachinhas ou frutas secas como itens decorativos pelo lar. Use cores mais terrosas, que ajudam a trazer conforto visual e aquecem o ambiente.


Revise as plantas do lar. Realoque aquelas que precisam de maior iluminação para perto das janelas, ou retire-as da decoração até recuperarem a folhagem.


Quem é adepto ao "Do it Yourself”, vale acrescentar um quadro ou um porta-retrato com folha seca como decoração. Selecione uma folha bem bonita e emoldure-a. Depois é só dispor na parede ou ficar apoiado no aparador.

Use essências amadeiradas, que trazem a sensação de conforto e aconchego. Pode usar odorizadores ou velas aromáticas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade