Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não perca!

Confira dicas para cuidar da sua horta em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jan 2019 às 15:56
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas já procuram terrenos a venda pensando na criação da horta, afinal, ela proporciona elegância, estilo, modernidade e muito sabor para o jardim. Mas, para que ela dure o tempo suficiente e esperado é preciso tomar vários cuidados, limpar adequadamente e plantar sempre nos lugares indicados.


Além de todos esses benefícios para o ambiente, a horta é uma ótima forma de incentivar e atrair a alimentação saudável para dentro de casa durante o dia a dia. Essas plantas são completamente livres de agrotóxicos e é um jeito divertido de incentivar as crianças e incorporar este bom hábito nas suas vidas. Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre os cuidados com as hortas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qual é o tamanho ideal da horta para sua casa?

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


Tamanho ideal para a horta não existe, pode variar de acordo com a necessidade dos moradores e da decoração do ambiente em questão. Afinal, a horta ajuda a compor o jardim da casa e manter tudo em perfeita harmonia. Por isso, muitas imobiliárias já possuem imóveis com uma grande área externa.

Publicidade


Antes de começar, realize um planejamento com todos os valores e detalhes. Assim, é possível evitar que problemas aconteçam durante o processo. Compare os valores que são oferecidos no mercado e avalie qual é a mais viável. Não queira escolher opções que não cabem no seu orçamento. Deixe a imaginação tomar conta e use e abuse de técnicas criativas e diferenciadas para o seu cantinho tão especial.


O que posso plantar na minha horta?

Publicidade


A diversidade de temperos, vegetais e verduras que é possível plantar em uma horta é impressionante, são tantas variedades que chega a deixar o consumidor surpreendido e perdido na hora de fazer a escolha mais adequada. Confira a seguir algumas dicas e modelos de plantas para quem deseja deixar a sua casa com quintal em perfeitas condições para receber visitas.


Hortelã;

Publicidade


Salsinha;


Cebolinha;

Publicidade


Alecrim;


Manjericão.

Publicidade


A hortelã é a planta mais comum para cultivar na sua horta, o plantio pode ser feito através de sementes. Apenas é indicado que o plantio seja feito em locais com poucos ventos e boa iluminação, caso contrário pode ser prejudicado o seu desenvolvimento. Quem conhece um pouco mais sobre a hortelã, certamente sabe que ela se adapta facilmente as mudanças climáticas. Porém, especialistas indicam que seja plantada durante a primavera e outono, uma vez que as temperaturas costumam ser mais amenas. Durante o cultivo, é preciso manter o solo rígido e em boas condições, sempre umedecido. A colheita pode ser feita a qualquer momento.


Não tem como preparar aquele delicioso prato de domingo sem colocar salsinha para dar aquele sabor de casa. Bom, ela também pode ser plantada na sua horta, com certeza irá deixar o ambiente mais perfumado e encantador. As sementes podem ser plantadas em recipientes que tenham no mínimo 30 cm de profundidade para evitar que as folhas apodreçam e tenham um bom desenvolvimento. Uma boa recomendação é deixar as sementes em água durante todo o dia anterior, isso irá agilizar o processo de germinação. A salsinha pode ser plantada em qualquer época do ano, mas com preferência em dias que não esteja muito calor ou muito frio.

Publicidade


A cebolinha entra na lista das mais requisitadas, devido ao seu maravilhoso sabor! E, claro, ela não pode faltar para compor a sua horta. Esse modelo pode ser plantado em mudas ou sementes, depende de cada situação. O plantio pode ser feito durante o ano inteiro, com preferência na primavera e outono.


O alecrim também pode ser plantado por sementes ou mudas, porém o transplante definitivo deve ser feito quando o ramo atingir entre 15 a 20 cm. Estas plantas não sobrevivem muito bem a temperaturas muito baixas, sendo assim prefira épocas de calor e ensolaradas.


Manjericão não pode faltar! Pode se cultivado no lugar definitivo ou em mudas para transportar. As mudas podem ser feitas com ramos de plantas adultas, o comprimento deve ser de 15 cm. Além disso, é preciso mergulhar o ramo para que as raízes se formem. A melhor época para realizar plantio é durante o verão.


Como cuidar da horta para que dure?


Conheça alguns cuidados que são fundamentais para garantir o brilho e sabor deste cantinho tão harmonioso.


Para molhar a horta é necessário aguardar a noite, principalmente durante as estações mais quentes do ano. No verão é indicado que seja molhada uma vez por dia e que seja feito um acabamento com casca para evitar que evapore rapidamente.


A horta deve ser molhada até que a água comece e sair pelos furos do vaso. Mas, cuidado para não encharcar a horta, isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta e diminuir o tempo de vida útil. As folhas amarelas devem ser retiradas, já que significa que ela está seca.


Para consumir, opte sempre pelas folhas maiores, uma vez que as folhas menores ainda estão em fase de crescimento e precisam de mais tempo para evoluir. Além disso, a hortelã, manjericão e alecrim são as mais fáceis de manter.

Caso for preciso, consulte um profissional experiente na área para que possa auxiliar, não fique com dúvidas na cabeça, elas podem fazer com que você gaste ainda mais para concertar qualquer falha. Deixe o ambiente perfeito para receber visitas durante os finais de semana, afinal é um lugar perfeito para sentar e jogar conversa fora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade