Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Local seguro

Cuidados com quarto das crianças para prevenir doenças respiratórias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 abr 2020 às 17:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As épocas mais frias do ano estão começando a chegar, e, com elas, as doenças respiratórias aparecem. A explicação para esse aumento está nos ambientes fechados, propícios para transmissões por vírus e bactérias, e na maior quantidade de tecidos, como roupas grossas e cobertores, que podem guardar poeira, vilã do sistema respiratório.

Com os mais novos, não é diferente. Enfermidades como rinite e asma acometem cerca de 20% das crianças ainda em seus primeiros anos de vida. E, na maioria das vezes, é no quarto, onde os pequeninos passam a maior parte do tempo em casa, que moram os agravantes. Principalmente na cama, há maior calor e umidade, condição propícia para a proliferação de ácaros, responsáveis por 90% dos quadros de alergias respiratórias, assim como tecidos grossos, poltronas, pelúcias e tapetes também facilitam a aglomeração desses animais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para grávidas, crianças diagnosticadas com alergias e também para as saudáveis, há recomendações médicas simples, para que, ao menos em casa, as doenças características desta época do ano não ganhem espaço. Confira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas



O quarto

Publicidade


Quando o assunto é o quarto, local onde as crianças brincam, estudam e dormem, menos é mais. É importante reduzir a quantidade de decoração, assim como de livros e brinquedos de pelúcia. Cortinas mais pesadas e volumosas também não são aconselhadas – prefira persianas, que são mais fáceis de limpar. Uma boa alternativa é buscar sempre por roupas de cama antialérgicas e modelos como os colchões de solteiro Ortobom, que são antiácaro. As prateleiras próximas à cama também não são uma boa ideia, já que acumulam facilmente sujeira.



Para bebês recém-nascidos

Publicidade


Para os pais que estão esperando a chegada do recém-nascido, é necessário que pontos de umidade sejam reconhecidos e eliminados, para evitar o mofo, outro alérgeno em potencial. A iluminação natural é outro tópico que exige atenção. O ideal é que o berço do bebê fique exposto ao Sol, pois o calor mais elevado ajuda a matar microrganismos. Quando isso não for possível, a indicação é o uso de capas antialérgicas no colchão e travesseiro.


Atenção ao ar-condicionado

Publicidade


A peça, que é uma mão na roda durante o verão, pode se tornar uma vilã, caso não seja bem limpa. A atenção especial deve se direcionar aos ambientes que recebem crianças de 1 a 3 anos, mais propensas a infecções respiratórias. Por isso, faça a manutenção periódica do aparelho, para evitar a propagação de poluentes, fungos, vírus e bactérias.


Limpeza do nariz

Publicidade


Especialistas afirmam que a prática de lavar a mucosa nasal com soluções salinas pelo menos duas vezes por dia deve entrar na rotina de higiene de toda a família. Essa ação reduz em até 40% a frequência de problemas respiratórios e desconfortos como ardência e coceira



Higiene das mãos

Incentivar as crianças a lavar as mãos várias vezes ao dia as protege de gripes e resfriados comuns, assim como diminui a probabilidade de contaminação pelo novo coronavírus. É essencial para evitar outros contágios checar sempre a carteira de vacinação, para proporcionar aos pequeninos uma infância mais segura e longe de infecções e enfermidades, como rotavírus, pneumococo, meningococo, hemófilos, gripe, febre amarela, tuberculose e hepatite A e B, para as quais, dentre outras, existe vacina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade