Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pra se inspirar!

Quarto de casal: dicas para escolher cabeceira, mesa lateral e cama

Redação Bonde com assessoria de imprensa
04 mar 2021 às 14:55
- Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos ambientes mais reservados da casa, o quarto de casal é onde priorizamos a intimidade e o relaxamento, portanto tudo o que leva ao bem-estar e conforto não pode ficar de fora. Para que este espaço seja ainda prático e bonito, a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa, reuniu dicas sobre itens imprescindíveis, como cabeceira, mesa lateral e cama, trio que não pode ter erro. Sobre a paleta cromática do ambiente, os tons neutros acabam sendo os preferidos, mas nada impende de abusar nos mais evidentes. "Muitas vezes as nuances escolhidas para o ambiente são branco, cinza, preto, bege, deixando as cores fortes para detalhes como objetos de decoração ou roupa de cama, que podem ser trocados sempre que necessário”, explica Karina.


Outro cuidado importante é a iluminação. Para isso, vale ter diversos pontos de luz no ambiente, conforme a necessidade dos moradores. "Em cada momento do dia o quarto precisa de uma iluminação diferente. Por isso, é importante mesclar a luz natural do dia, a iluminação central e uma opção de luz baixa para os momentos de descanso e sono”, acredita a profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cabeceira
Embora a cama seja o centro do quarto, a cabeceira é responsável pela grande sensação de acolhimento e tem tudo para se tornar protagonista da decoração. Há quem prefira apostar em tons semelhantes aos da parede, deixando a peça mais disfarçada, ou quem goste de evidenciá-la com tons, texturas e materiais atraentes. Com a função de oferecer conforto e dar acabamento para a parede, ela também tem o papel de prolongar visualmente o espaço e determinar o estilo do décor. Projetada sob medida, a cabeceira ainda permite embutir as mesas laterais, pode estar contígua ao armário, criando uma marcenaria leve e fluída, e servir como apoio perfeito para quadros, fotografias e objetos. É possível combinar diversos materiais, cores e desenhos para conseguir um efeito surpreendente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


Os modelos podem ser variados, entre o clássico, capitonê, planejado, do piso ao teto, entre tantos outros. Para a escolha do ideal, convém entender o estilo e a proposta do espaço. De acordo com a arquiteta, uma peça realizada sob medida pode servir de apoio para gavetas e prateleiras flutuantes, até mesmo substituir a mesa de cabeira. "Prático, um painel customizado auxilia no maior aproveitamento de espaço”, explica a especialista. Já o modelo capitonê, um clássico, é sinônimo de sofisticação e elegância. "No entanto, os modelos estofados são mais volumosos e não são as melhores opções para áreas reduzidas. Mas se o casal deseja trazer um ar moderno em um ambiente clássico, a escolha pode ser bem interessante”, orienta Karina.

Publicidade


Mesa de cabeceira
Essencial na decoração do quarto, já que funciona como apoio de luminária, celular, livro, entre outros itens, a mesa lateral também não pode ficar de fora. Além da estética, não deixando o ambiente vazio, ela é pensada para guardar itens e trazer muita praticidade aos moradores, principalmente durante a noite.


Como a indústria moveleira disponibiliza muitas opções de peças que atendem com exatidão no que diz respeito aos estilos, materiais, medidas e cores, os moradores podem escolher o que mais se caracteriza com o casal. E também é possível fazer soluções customizadas. "A decisão pelo item sob encomenda se enquadra em projetos executados sob medida. Quando o móvel desejado possui um formato muito específico ou tamanho fora do padrão também pode ser solicitado”, conta Karina Alonso. Alguns cuidados são importantes para definir o tamanho da mesa de cabeceira, começando pela lista do que você pretende ter ao lado da cama. Medir as áreas disponíveis vai determinar se o projeto comporta um móvel apenas, em uma das laterais, ou uma dupla envolvendo a cama. Em quartos pequenos, a mesinha fixada na cabeceira libera espaço e economiza centímetros, assim como usar um pendente ou arandela fixados em teto ou parede (em vez do abajur). Dica: para ser funcional, a mesa de cabeceira deve ter pelo menos 45 cm de largura e 35 cm de profundidade. Também vale pensar na circulação do quarto, portanto, convém deixar uma área mínima de passagem de 60 cm de largura.


Karina Alonso recomenda ainda que a altura da mesa de cabeceira deve estar alinhada com o colchão ou até 10 cm mais baixa, o que resulta em cerca de 55 cm. Nunca esse móvel pode ser mais alto que a cama porque haverá o risco da pessoa bater o braço. Ah, nunca se esquecer de deixar uma tomada ao lado da mesinha a fim de ligar luminárias, celulares e etc.

Camas
Em um dormitório de casal, dois aspectos são predominantes na seleção da cama, o prático, que considera ergonomia, altura final, comprimento x largura, materiais, durabilidade, e o estético, relacionado ao design e a proposta do ambiente. A escolha vai muito além de simplesmente escolher a densidade do colchão, que também é fundamental. Após definir o estilo do quarto e como será a cama, chegou o momento de avaliar as dimensões, que sempre resultam da altura dos moradores e do espaço disponível no ambiente. Uma dica bacana para dormitórios compactos é evitar camas com a chamada quina viva, que podem causar acidentes em circulações mais restritas. Encostar a cama em uma das paredes também ajuda a otimizar espaço, assim como ter um baú sob o colchão, com lugar para guardar edredons, travesseiros e etc. Há quem prefira móveis mais baixos, semelhante aos usados pelos japoneses, ou mais altas. Tudo depende muito do gosto do casal e do que se quer trazer para o projeto de interiores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade