Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Arquitetos explicam como trabalhar a circulação dentro de casa

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 nov 2020 às 15:51
- Rodrigo Silveira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Organizar um novo espaço em casa requer planejamento: móveis, acabamentos, espaço, decoração... tudo precisa estar em harmonia para que o ambiente promova conforto, um visual agradável aos olhos de moradores e visitantes, além da esperada sensação de amplitude. Na arquitetura de interiores, padrões de medidas para a circulação, em todos os ambientes do projeto evocam parâmetros importantes para a organização do espaço.


Para os arquitetos Camila e Renan Pinotti, à frente do escritório Fibra Arquitetura, essas diretrizes são primordiais para conduzir as decisões e escolhas dos mobiliários. "Não adianta adquirir um modelo determinado de sofá se no final das contas ele travar o espaço da sala”, relaciona Camila. Confira as dicas a seguir:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Medidas
A circulação pode variar de acordo com cada cômodo e tamanho dos móveis que estarão dispostos. Por este motivo, o primeiro passo é ter em mãos as medidas exatas do espaço para calcular a colocação dos mobiliários e as folgas dedicadas para a circulação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas


Nas cozinhas, a circulação mínima deve ser de 90 cm, um espaçamento adequado para assegurar que duas pessoas transitem ao mesmo tempo. "Enquanto um morador está lavando uma louça na pia, o outro pode passar para pegar um item no armário”, exemplifica Camila Pinotti. Na contagem dos espaços também estão o vão para abertura do forno, bem como geladeira, portas e armários.

Publicidade


Em um corredor, a medida sugerida é de 80cm, no entanto, em residências como moradores que apresentem mobilidade reduzida, é recomendável conceber uma metragem a partir de 90 cm.


Além do deslocamento tranquilo pela casa, calcular a circulação implica em evitar acidentes – que podem ser desde esbarrões até situações mais graves. A título de exemplo, no dormitório, a posição dos armários pode ocasionar situações de desconforto e perigo. "Muitos se esquecem de considerar o espaço para a abertura das portas ou gavetas internas”, revela Camila. Levando em consideração que a regra qualifica uma distância mínima de 60 cm entre na cama e guarda-roupa, uma metragem inferior trará incômodo para que o morador possa utilizar o armário. "Se possível, essa distância ainda deve ser acrescida de 20 a 30 cm”, diz a arquiteta, que igualmente indica uma referência de 60 cm na circulação entre as laterais da cama.

Publicidade


Vitor Fontes e Dennis Fidalgo
Vitor Fontes e Dennis Fidalgo - No dormitório, é primordial uma distância adequada ao lado da cama
No dormitório, é primordial uma distância adequada ao lado da cama


Para a comodidade dos proprietários e dos visitantes, uma listinha de pontos garante o bom resultado do layout da sala de estar. Pensando no combo sofá + poltronas + mesinhas laterais, 40 cm é a distância recomendada. Para quem está sentado no sofá, 70 cm é a orientação para alcançar a mesa de centro sem trombadas nas quinas. "Em projetos pequenos, estudamos abrir mão de algum desses itens. A adaptabilidade é essencial”, relata Renan.


Engana-se quem pensa que as distâncias orientadas pela arquitetura de interiores estão vinculadas apenas à circulação. No tocante a TV na sala, o conforto visual está em jogo e o tamanho do equipamento eletrônico será a informação que direcionará o intervalo entre sofá e rack. "A conta aqui é pautada no cálculo entre as polegadas da televisão multiplicadas por 2,5 e depois por 3,5. O valor nos indicará qual será essa distância”, indica Renan. "Por isso, não adianta sonhar com uma televisão demasiadamente grande se a sala for pequena. O ideal é calcular antes de efetuar a compra”, acrescenta Camila.

Publicidade


Relação largura x altura
O arquiteto Renan aborda a importância de observar a harmonia entre largura e altura, que por sua vez resultará na proporção ideal de espaço. "Locais amplos, tendem a registrar a proporção de 2/1. Ou seja, uma sala pode ter 6m de largura e 3m de pé direito”, explica. Para alcançar o equilíbrio, é indicado manter a razão entre 2/1 e 1/1.


A título de exemplo realizado por Renan: "se a sala apresentar 2,7m de largura e um pé direito de 2,50m, teremos um ambiente visualmente agradável. Entretanto, cômodos menores, de 1/1 até 1/3, se configuram como mais estreitos e, assim, mais indicados para banheiros e corredores. Um corredor com 0,8m de largura com 2,40m de altura está no limite dessa proporção”, detalha.


Planejamento
Quem nunca se viu diante do impulso de comprar um móvel sem antes conferir se ele caberá no espaço pretendido? Camila e Renan são unânimes em afirmar que a maneira mais tranquila de repaginar um ambiente é contar com a assistência de profissionais de arquitetura que dominem todas as referências para projetar e orientar a aquisição do mobiliário que atenda às necessidades do cliente e as restrições do espaço. "Na execução de um projeto, levamos em conta as passagens de cada ambiente, os principais equipamentos e mobiliários, além de ouvirmos as principais ideias dos moradores a fim de alinhar as expectativas”, informa Camila.


Vitor Fontes e Dennis Fidalgo
Vitor Fontes e Dennis Fidalgo - Neste projeto, a cozinha integrada com a sala de estar mantém um espaço interessante entre a mesa e a janela
Neste projeto, a cozinha integrada com a sala de estar mantém um espaço interessante entre a mesa e a janela

Criatividade
Os mobiliários podem ser aliados na estratégia de ampliar a circulação. Em imóveis pequenos, a marcenaria planejada provê soluções que móveis soltos não conseguiriam trazer. "Em aptos com 40m², é impensável não considerar a marcenaria sob medida, que nos ajuda a resolver questões como a falta de espaço e organização”, detalha Camila. Armários e prateleiras instalados acima das portas (e fora do olhar) e a substituição de uma porta de abrir por um modelo de correr também são formas de liberar a circulação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade