Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Decoração e reforma

Cimento queimado ou concreto aparente? Veja qual é a melhor opção para a sua casa

Redação Bonde
14 out 2020 às 11:00
- Reprodução/André Laiza
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem acompanha as tendências na área de arquitetura já percebeu que o efeito de cimento queimado e concreto aparente ganharam espaço na decoração – muitos apartamentos são entregues pela construtora com esses elementos em destaque na já planta do imóvel. E se antes o recurso poderia ser visto como algo mal-feito ou inacabado, hoje está presente em projetos de alto padrão.


Em linhas gerais, assim como o concreto aparente, o cimento queimado pode compor projetados que seguem vários estilos: industrial, contemporâneo, rústico e retrô. Mas são nos detalhes que se detectam as diferenças: embora possuam aparência similar, o concreto combina melhor com ambientes mais urbanos, uma vez que suporta mais carga e demanda baixa manutenção. "A superfície do concreto é bastante resistente e o acabamento mais rústico”, diz o arquiteto Bruno Moraes. Por sua vez, o cimento queimado possui um melhor custo-benefício, sendo muito empregado em projetos residenciais para revestir pisos e paredes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Papel de parede ou adesivo: veja com qual deles você pode decorar sua casa

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Com relação às combinações com outros elementos, tanto um, como outro, se integram harmoniosamente com texturas de materiais como metal, tijolo, madeira, além de pedras e mármores. "Por serem de uma paleta relativamente neutra, mesclamos diversas cores de tecidos com tons que conversem entre si. Sempre opto por não trazer cores muito escuras, que podem proporcionar a sensação de encolhimento do projeto”, pondera o arquiteto.

Publicidade


Como são feitos o concreto aparente e o cimento queimado


É preciso entender a diferença entre os dois materiais que, por apresentarem aspectos similares, despertam algumas dúvidas. Tecnicamente, o cimento queimado é o resultado da mistura de cimento, areia e água e sua função é apenas o de acabamento.

Publicidade


Já o concreto aparente deixa à mostra a estrutura das edificações e, nesse caso, é fundamental destinar um cuidado específico para deixá-lo como acabamento. Ou seja, ao realizar o projeto, o profissional de arquitetura deve decidir, com antecedência, como o estruturar no local.


Para quem deseja deixar o concreto aparente, caso já tenha uma laje ou pilar, o lixamento para a retirada da massa corrida e pintura permite chegar ao concreto bruto. Para isso, Moraes recomenda a utilização de uma máquina específica para o processo com a aplicação de uma seladora em seguida.

Publicidade


Qual utilizar?


Nos projetos de reforma onde a expectativa é criar um efeito modernista, o cimento queimado é uma aposta certa. No passado, era mais encontrado em casas populares, quando o orçamento não permitia a compra de um revestimento para instalação.


Todavia, hoje o cimento queimado é amplamente utilizado em pisos e paredes de projetos arquitetônicos com inspirações contemporâneas, industriais e brutalistas.

Outro ponto de atenção é não optar pelo cimento queimado em áreas totalmente úmidas, pois apesar de configurar-se como um acabamento resistente, as possíveis fendas que podem aparecer podem causar infiltrações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade