Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mudança de rotina

Condomínios podem fechar áreas comuns para evitar coronavírus

Larissa Teixeira/Folhapress
25 mar 2020 às 17:24
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Proibição do uso de áreas comuns como salão de festas e academias, adiamentos de assembleias, intensificação da limpeza e disponibilização de álcool em gel são algumas das medidas recomendadas aos síndicos para evitar a disseminação do novo coronavírus em condomínios.

Nos últimos dias, com o fechamento de escolas e o incentivo para que as pessoas trabalhem de casa, o fluxo de pessoas nos prédios aumentou. Assim, síndicos se viram obrigados a restringir algumas atividades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O artigo 1336 do Código Civil justifica medidas restritivas em prol da saúde e segurança dos moradores. Mesmo uma festa agendada com antecedência, por exemplo, pode ser cancelada", explica Alexandre Callé, advogado especializado em condomínios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


Segundo Rodrigo Karpat, advogado especializado em direito condominial, é importante que o prédio tome medidas preventivas para evitar aglomeração de pessoas, assim como o setor público e privado. "Não precisa esperar surgir um caso para seguir essas recomendações. Se um aparecer, é provável que outros também surjam", ressalta Callé.

Publicidade


Caso um morador ou funcionário se contamine, é necessário avisar imediatamente o síndico. Assim, ele pode comunicar aos vizinhos, sem identificar a pessoa, e intensificar as ações de prevenção.


Segundo os advogados, síndicos também podem organizar uma rede de solidariedade entre moradores, para que alguns saiam de casa e comprem o necessário para os que estão no grupo de risco.

Publicidade



Síndico faz alertas diários para orientar moradores


O síndico Carlos Alberto da Silva, 46 anos, é responsável por quatro condomínios. Todos os dias, comunicados sobre o coronavírus e medidas de prevenção são fixados em elevadores e enviados por aplicativo de mensagem aos moradores.
Segundo o síndico, não há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus dentro do condomínio.


Em um deles, na Vila Monumento (zona sul de SP), salão de festas, piscina, academia e quadras foram fechadas para evitar aglomerações. Apenas o parquinho continua aberto, porque poucas crianças frequentam o local, segundo Silva.
Além disso, houve aumento na higienização e distribuição de álcool em gel em locais como entradas de elevadores, portaria, administração e refeitório dos funcionários.

"Onde tem acesso de pessoas, a gente aumentou muito o trabalho de limpeza", afirma Silva.
No condomínio Residencial Vila Belém, na zona leste de SP, como há muitas crianças e o parquinho é aberto, foi necessário passar fita para isolar os brinquedos do local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade