27/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Xô bactérias!

Efeito antibac: entenda como ele funciona na limpeza doméstica

Divulgação
Divulgação


O cuidado com os ambientes, roupas e utensílios exige a limpeza frequente, não só por conta da aparência e conforto, mas também por questões de higiene e saúde. Porém, há diferença entre limpeza e higienização. A limpeza consiste na remoção da sujeira visível, aparente ou sensível ao toque. Já a assepsia ou desinfecção é a remoção ou controle dos microrganismos. Na limpeza do dia a dia, a higienização e assepsia são muitas vezes deixadas para segundo plano. No entanto, a falta delas é justamente a causadora do mal cheiro, alergias, alteração de cor, manchas e, em estágio avançado, desenvolvimento de doenças e infecções.


"Em higiene e limpeza doméstica, tem crescido nos últimos anos, o que chamamos de estágio além da limpeza, ou seja, higienização e assepsia”, considera Luiz Antonio M. da Silva, expert em desenvolvimento técnico do negócio de Home Care, da BASF. "Essa propriedade é oferecida por produtos que associam este benefício ao efeito de limpeza em si, seja nos detergentes lava-roupas, amaciantes, lava-louças, limpadores, entre outros produtos, garantindo maior praticidade e segurança”.

Segundo Luiz Antonio, entre as diversas classes de agentes antimicrobianos, destacam-se pela sua importância os destinados à eliminação e/ou controle da flora bacteriana, geralmente chamados de agentes "antibac”. O termo "antibac”, abreviação de "antibacterial”, pode estar associado à ação bactericida, quando ocorre eliminação total da flora bacteriana ou a ação bacteriostática, quando ocorre a inibição de seu crescimento, mantendo-a em estado vegetativo, sem multiplicação além de determinado nível.

A aplicação destes ativos principalmente em produtos da categoria roupas, como detergentes e amaciantes permite, não só a inibição do crescimento bacteriano (efeito bacteriostático), mas também efeito bactericida. Essa propriedade foi demonstrada em estudos seguindo os padrões AATCC (American Association of Textile Chemists and Colorists): as amostras de tecidos de algodão lavadas com detergente contendo o ativo diclosan a 0,5% mostraram redução de até 99,9% da flora bacteriana, mesmo após lavagens sucessivas e semanas de armazenamento, comprovando assim a eficácia prolongada entre as lavagens.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Arquiteta responde
Cozinha com ilha ou península? Entenda as diferenças
25 SET 2020 às 16h54
Delicadeza e a versatilidade
Rose gold: arquiteta dá dicas desta versátil decoração
25 SET 2020 às 13h27
Confira alguns modelos
Qual é o melhor revestimento para o aquecimento do seu piso?
24 SET 2020 às 18h33
Multifuncionais
Nichos e prateleiras: queridinhos para otimizar os espaços com criatividade!
24 SET 2020 às 16h17
Dicas que facilitam
Aprenda maneiras diferentes de usar mesas laterais e de apoio
23 SET 2020 às 17h30
Não gaste muito!
Dicas para economizar tempo e dinheiro com a lista de compras do supermercado!
23 SET 2020 às 15h21
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados