Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Está com tempo?

Três dicas para higienizar o sofá em casa nesta quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mar 2020 às 14:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com mais tempo dentro de casa, o sofá se tornou novamente um protagonista para muitas famílias. Além de ser um importante item decorativo, ele deve ser confortável e principalmente limpo. A proliferação dos ácaros e micro-organismos, responsáveis por causar diversas doenças alérgicas como rinite, asma alérgica e dermatite atópica, também é uma questão. Por se alimentarem de escamas de pele humana e de animais, essa praga doméstica costuma habitar camas, sofás, tapetes e cortinas.

Bianca Amaral, diretora da startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, a TempoTem, explica que caso o morador tenha animais, crianças ou um histórico alérgico, é recomendado uma higienização profunda com um profissional a cada seis meses. "Mesmo seguindo as recomendações, uma limpeza profunda é necessária para eliminar as sujeiras que não são visíveis e também outras manchas, assim como a poeira que estiver impregnada na trama do tecido”, explica. Mas algumas atitudes podem deixar o sofá com cara de novo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Retire toda a poeira

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


A melhor e principal forma de limpar tanto os sofás, como os colchões, travesseiros, cortinas, tapetes ou carpetes é retirar toda a poeira com a ajuda de um aspirador de pó. As partículas de poeira, assim como os ácaros, não podem ser vistas a olho nu, por isso, criar uma rotina de aspiração é uma forma eficaz para manter tudo limpo.

Publicidade


Tipos de limpeza


Há dois principais tipos de limpeza: à seco e a lavagem normal. Com a chegada do outono, Bianca Amaral explica que o cuidado com a quantidade de água utilizada deve ser redobrado. "A lavagem à seco depende de um aparelho profissional, mas para quem faz em casa, deve ter cuidado rigoroso com a secagem. Um ambiente com umidade acima de 60% favorece a proliferação de ácaros e micro-organismos. A umidade pode ser ainda pior do que a sujeira! ”, explica a diretora.

Publicidade


Produtos Proibidos


Utilizar produtos com cloro, sabão em pó, coco ou água sanitária podem danificar o tecido do sofá de maneira permanente, por isso, ao optar por receitas caseiras, é bom ficar de olho nos produtos indicados. A diretora da TempoTem afirma que é normal ficar inseguro com tantas receitas disponíveis na internet, mas que na dúvida, o melhor é optar pelo detergente líquido neutro ou um produto que seja específico para estofado. "Antes da limpeza, é preciso identificar o tecido e qual técnica e produto é mais indicado”, conta Bianca.

Por fim, é possível também adotar alguns hábitos para manter o sofá limpo por mais tempo: evitar colocar calçados sujos e animais de estimação no móvel, utilizar uma capa protetora, não fazer refeições sentado ou realizar uma impermeabilização, serviço que consiste na aplicação de um produto que protege as fibras do tecido, criando uma camada protetora contra líquidos e sujeira. O processo de impermeabilização só pode ser feito por um profissional e após uma higienização profunda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade