O ator britânico Pete Postlethwaite, 64, indicado ao Oscar por seu papel em Em Nome do Pai (1993), morreu de câncer, informou nesta segunda-feira seu porta-voz.
Entre os filmes mais recentes do ator estão A Origem, Fúria de Titãs e Atração Perigosa, todos de 2010. Sua carreira de 40 anos incluía também filmes como Romeu + Julieta (1996), O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997), Os Suspeitos (1995) e O Jardineiro Fiel (2005).
Em 2004, Postlethwaite foi condecorado com a Ordem do Império Britânico.
Leia mais:
Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'
Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato
Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'
'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar
Segundo o jornalista Andrew Richardson, amigo de Postlethwaite, o ator morreu em um hospital de Shropshire (centro-oeste britânico) após uma longa batalha contra o câncer, que, no entanto, não o impediu de continuar trabalhando. Ele era casado e tinha dois filhos.
O ator Bill Nighty (de Simplesmente Amor, 2003), que atuou com Postlethwaite no teatro nos anos 1970, chamou o amigo de "raro, notável e insubstituível".
Steven Spielberg, que dirigiu Postlethwaite em O Mundo Perdido, na época chamou o ator de "o melhor do mundo".
Sua indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante se deve ao papel de Giuseppe Conlon em Em Nome do Pai, filme sobre investigações que se seguiram a um atentado do IRA (Exército Republicano Irlandês) e que estrelava também Daniel Day-Lewis e Emma Thompson.