O aclamado diretor americano Sidney Lumet morreu neste sábado, aos 86 anos, em Nova York, vítima de um linfoma, informou sua enteada.
Lumet dirigiu mais de 50 filmes, incluindo clássicos como '12 Homens e uma Sentença' (1957), S'erpico' (1973) e 'Um Dia de Cão' (1975), 'Rede de Intrigas' e 'Veredicto'.
Suas obras receberam dezenas de indicações ao Oscar - como diretor ou roteirista, ele foi indicado cinco vezes. Recebeu o prêmio em caráter honorário em 2005.
Leia mais:
Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'
Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato
Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'
'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar
Segundo o site especializado IMDB, Lumet nasceu na Filadélfia, em 1924, de pais acostumados ao showbusiness: sua mãe era dançarina, e seu pai, ator e diretor.
Na infância, Lumet participou de dezenas de peças da Broadway e, nos anos 1950, após servir o Exército americano durante a 2ª Guerra Mundial, ele se tornou diretor.
Notoriedade
Ele ganhou notoriedade já com seu primeiro filme, o drama de baixo orçamento 12 Homens e uma Sentença, que acompanhava um corpo de jurados tentando decidir o destino de um homem acusado de assassinato.
Na obra, Henry Fonda interpretava um jurado determinado a desmascarar os preconceitos de seus colegas de júri.
"Enquanto o objetivo da maioria dos filmes é entreter, eu acredito no tipo de filme que vai um passo adiante", disse Lumet ao The New York Times. "(Esses filmes) levam o espectador a examinar uma ou outra faceta de sua própria consciência."
Seu último filme foi Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, de 2007.