Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Distribuição adiada

Filme violento é proibido no Brasil

Adoro Cinema - O Globo/IG
30 jul 2011 às 17:44

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parece que a polêmica sobre a exibição de A Serbian Film - Terror sem Limites não tem data para acabar e ele fica sem data para começar... a ser exibido. Depois dos recentes cancelamentos em um festival e numa sessão especial no Rio de Janeiro, a justiça acabou vetando a exibição do longa em todo o Brasil.

Protagonizada por Srdjan Todorovic, a história conta sobre um ex-ator de filme pornô que aceita participar de um último e bem remunerado trabalho, mas acaba nas mãos de um diretor insano, vivenciando situações bizarras e de extrema violência, inclusive, com crianças. Este ponto está entre as principais causas da recente proibição solicitada por um procurador de Minas Gerais. Segundo ele, existem 19 razões para a censura, entre elas a simulação da prática de sexo com crianças e recém nascidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com isso, o Ministério da Justiça suspendeu a Classificação Indicativa e agora resta um parecer da Consultoria Jurídica e a nova data (26 de agosto) pode não ser respeitada. Entidades como a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação dos Roteiristas (AR), a Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD), o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) se posicionaram contra as recentes sanções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Discussão!

Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'

Imagem de destaque
Polêmica

Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato

Imagem de destaque
Pennywise

Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'

Imagem de destaque
Veja qual categoria

'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar


Já exibido em festivais internacionais, o longa foi proibido na Espanha, banido na Noruega e editado pela censura britânica. No Brasil, a única cópia em película está nas mãos da Justiça do Rio de Janeiro. Em entrevista para o IG, o diretor sérvio Srdjan Spasojevic mostrou-se desapontado com a repercussão, afirmando que o filme é "apenas uma crítica à sociedade e às atrocidades enfrentadas pela Sérvia em sua história recente".


Sobre as cenas com crianças, ele foi taxativo: "Considero muito, muito importante. É quase como dar um testemunho do que aconteceu comigo. Não fisicamente, mas do quão profundamente os sentimentos humanos podem ser violados - e colocar o público nesses lugares."

A Petrini Filmes, distribuidora do filme, afirma que nenhuma criança foi exposta à violência durante as filmagens e o recém-nascido seria um robô. O restante das cenas de violência são truques de edição e efeitos especiais. Eles pretendem recorrer da decisão para tentar a liberação e uma das estratégias que já está estudada por eles é programar o filme, uma vez liberado, para sessões especiais e noturnas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo