Vencidos pela pirataria e pelo consumo 'on line', os estúdios de Hollywood estão preparando o lançamento de uma plataforma para distribuir filmes pela internet em função da decadência do DVD.
Mesmo a contra gosto, os principais estúdios como Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner lideram um consórcio de empresas tecnológicas e audiovisuais para debater a transição do setor para o mundo digital.
Intitulado 'UltraViolet', o sistema será lançado primeiramente nos Estados Unidos e em seguida no Reino Unido e no Canadá. Somente depois será disponibilizado para os outros países.
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A plataforma venderá ao usuário uma série de licenças que lhe darão direito de ver os conteúdos que serão acessíveis a partir de dispositivos conectados à internet.
A ideia é criar um formato padrão para a distribuição digital de conteúdos, como aconteceu então com a fita de VHS, o DVD ou mais recentemente com o blu-ray, embora nem todos os grandes nomes do setor apeoiem a iniciativa.
A indústria cinematográfica se viu forçada a tomar estas medidas após negar durante um tempo a assumir uma mudança de tendência no consumo de cinema em casa, com a esperança de que a queda das vendas do lucrativo negócio do DVD fosse um episódio passageiro, ou se conseguisse pôr fim à pirataria pela internet.
A realidade é que a comercialização de DVD continuou caindo durante o ano passado, com baixa de vendas de 16% nos EUA em relação ao ano anterior. O UltraViolet é o primeiro grande passo para que Hollywood enterrarre de vez o DVD.