Ainda sob o peso do falecimento de seu criador Leon Cakoff, ocorrido em 14 de outubro, teve início na última quinta-feira (20) a 35ª Mostra de Cinema de São Paulo, um dos eventos cinematográficos de maior relevância no país.
A abertura, em cerimônia apenas para convidados, contou com a exibição de O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (O Silêncio de Lorna). O longa-metragem teve sua primeira exibição no Festival de Cannes deste ano, de onde saiu com o Grande Prêmio do Júri.
Para a edição 2011 os organizadores da Mostra optaram por uma seleção de filmes internacionais inteiramente diferente da exibida no Rio de Janeiro. Entre os destaques exclusivos do evento estão Tudo pelo Poder, de George Clooney; Era uma Vez na Anatólia, que dividiu o Grande Prêmio do Júri em Cannes com O Garoto da Bicicleta; Habemus Papam, de Nanni Moretti; e Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog.
Leia mais:
Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'
Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato
Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'
'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar
Já entre os filmes brasileiros a Mostra exibirá alguns dos premiados no recém-encerrado Festival do Rio, como Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, de Beto Brant; As Canções, de Eduardo Coutinho; e Sudoeste, de Eduardo Nunes.
A Mostra de São Paulo acontecerá até 3 de novembro. O filme que encerrará o evento será Fausto, de Aleksandr Sokurov, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Veneza 2011.