Impressionar pelo realismo é um dos lemas dos filmes ''Tropa de Elite''. O cumprimento deste objetivo é buscado de diversas maneiras, entre as quais se destacam o treinamento militar intensivo realizado pelos atores da produção e a inclusão de policiais de verdade em algumas cenas. Esta última prática ofereceu a cinco policiais militares do Paraná a chance de aparecer na película de José Padilha e Wagner Moura.
Um tenente, um sargento e três soldados da Polícia Militar do Paraná estiveram presentes no longa ao lado de outros 80 policiais de diversas partes do País. Em entrevista à Rádio Banda B, o tenente Lima, de Curitiba, ressaltou que esta experiência é importante por propiciar a oportunidade de troca de informações e conhecimentos com os outros policiais, valorizar a reputação da corporação e também para aprender algumas técnicas da Sétima Arte.
Sobre a diferença entre o Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope) e os demais agrupamentos policiais do Brasil, Lima destaca que esta unidade é treinada para atuar em situações de extrema dificuldade, que se assemelham sobremaneira às encontradas em teatros de guerra.