Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Bom momento

Quase 10 milhões assistiram a filmes nacionais este ano

Agência Estado
22 jun 2009 às 15:07

Compartilhar notícia

Divulgação
siga o Bonde no Google News!

Os filmes nacionais levaram 9,5 milhões de brasileiros ao cinema de janeiro à semana passada, o que corresponde a uma participação no mercado de 19%. O número supera o total de espectadores registrados nos 12 meses de 2008: 9,1 milhões. Lançado em janeiro, "Se Eu Fosse Você 2", dirigido por Daniel Filho, responde, sozinho, por mais de 60% do público deste ano - os ingressos vendidos passaram dos 6 milhões. "Divã", de José Alvarenga Jr, que estreou em abril, teve 1,7 milhão.

Os dados foram divulgados por ocasião da posse da nova diretoria da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que está trabalhando desde o mês passado, mas só foi oficialmente conduzida ao cargo pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ontem, no Rio. O diretor presidente, Manoel Rangel, frisou que a presença dos filmes brasileiros nos cinema tem se mantido numa média de 11%. "Só 20 países no mundo têm essa participação. E nenhum deles é latino-americano."

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Cadastre-se em nossa newsletter


No fim dos anos 90 e início desta década, eram produzidos entre 20 e 30 longas brasileiros ao ano; desde 2006, a média é de 80. Aumentar o número de salas de exibição no Brasil, fortalecer as distribuidoras nacionais, democratizar o acesso ao cinema e estimular as parcerias entre produtoras independentes e emissoras de TV são as atuais prioridades da Ancine, que conta com uma diretoria colegiada: os outros diretores são Glauber Piva, Paulo Alcoforado, empossados ontem, e Mário Diamante, nomeado em 2007. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas