A Justiça do Rio de Janeiro julgou improcedente o pedido de indenização por danos morais e materiais feito pela autora Ana Maria Salgado contra Xuxa Promoções e Produções Artísticas, Marlene Mattos e Diler Associados.
A ação pedia compensações alegando que os roteiros dos filmes Xuxa e os Duendes e Xuxa e os Duendes 2 plagiaram a obra ''Maria da Graça em: O Portal'', de autoria da escritora.
Em sua defesa, a Xuxa Produções comprovou que contratou dois roteiristas profissionais para a elaboração do script dos filmes.
Um perito também dissipou as dúvidas quanto a uma eventual apropriação indevida de conteúdo intelectual. ''As semelhanças existentes são comuns neste tipo literário, ou seja: fadas com cetros ou varinhas de condão; bruxas malvadas que soltam gargalhadas e pretendem destruir as forças do bem; a existência de portais mágicos; personagens engraçados e etc'', avaliou.
(com informações do portal Terra)