Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Começa na sexta

18ª edição do Festival de Cinema de Londrina traz mais de 60 filmes à cidade

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 nov 2016 às 10:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival Kinoarte de Cinema divulgou a programação de sua 18ª edição, que será realizada de 18 a 27 de novembro, em Londrina. Serão 64 filmes e mais de 80 sessões entre as Mostras Competitivas e exibição de filmes nacionais e estrangeiros. A grade privilegia filmes que vêm obtendo destaque nos principais festivais de cinema do mundo em 2016. O cinema nacional predomina na programação com obras voltadas ao momento que vive o Brasil, em especial a produção de documentários. A maior parte dos filmes será apresentada no Cineflix do Aurora Shopping (av. Ayrton Senna da Silva, 400 - Gleba Palhano) e no Cine Com-Tour (av. Tiradentes, 1241 - Jardim Shangri-Lá A).

Na abertura, será exibido o documentário nacional "Martírio", vencedor do Festival de Brasília no Juri Popular neste ano. É o segundo filme da trilogia do diretor e indigenista Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias. Clique aqui para conferir a programação completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro destaque é o documentário "Cinema Novo", dirigido por Eryk Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha. Trata-se de um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos do cinema latino-americano que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil, nos anos de 1960. A produtora Joelma Oliveira Gonzaga fará a apresentação do filme ao público londrinense.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


"A marca do Festival se mantém este ano, que é de priorizar o cinema brasileiro, refletindo sobre o país e seu momento. Trouxemos só filmes inéditos em Londrina, em especial os que despertam discussões importantes para o Brasil", diz o coordenador de Programação do Festival, Artur Ianckievicz.

Publicidade


O festival também terá quatro Mostras Competitivas de curta metragens: Londrinense, Paranaense, Nacional e Ibero Americana. Com 32 filmes, as mostras distribuirão R$ 8 mil em prêmios, além do troféu Udihara para os vencedores de cada categoria.


Além disso, o evento terá uma programação dedicada ao Dia da Consciência Negra, no domingo (20), com exibição de oito filmes, dentre eles o aclamado documentário "Pitanga", dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, que traz como tema a vida e obra do ator Antônio Pitanga.

Publicidade


O esporte também terá destaque no evento com a exibição de quatro filmes realizados por meio do programa Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro, do canal ESPN. São eles: "O Nadador", do diretor londrinense Rodrigo Grota e que conta a história de Tetsuo Okamoto, o primeiro nadador brasileiro a ganhar uma medalha olímpica; "Procura-se Irenice", de Marcos Escrivão e Thiago Mendonça, que apresenta a trajetória da atleta negra Irenice e seus embates com a ditadura militar de 64; "Irmãos Grael", de Marina Pessanha, sobre as conquistas dos iatistas Lars e Torben Grael, vencedores de 7 medalhas olímpicas; e "As Incríveis Histórias de um Navio Fantasma", de André Bomfim e Gustavo Rosa de Moura, que conta a viagem da delegação brasileira para as Olimpíadas numa inusitada viagem transatlântica.


Dentre a produção local, destacam-se os documentários "~Eg~in", realizado na Terra Indígena Apucaraninha, com direção de Luis Henrique Mioto, Eduardo Tardeli e Rafael Sosa; e "Dona Vilma", dirigido por Vanessa Santos de Oliveira, sobre a vida e legado de Ya Mukumby, umas das principais líderes do movimento negro em Londrina.

Publicidade


KINOCIDADÃO


O Festival Kinoarte de Cinema mantém também outros eventos já tradicionais, como o Kinocidadão, que promoverá 10 sessões gratuitas de cinema para 1.500 alunos de escolas públicas. Os estudantes assistirão As Aventuras do Avião Vermelho, um filme de animação brasileiro premiado em diversos festivais.

O evento também realizará diversas reuniões, debates e bate papos sobre cinema e produção de audiovisuais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade