Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Batalhas realistas

'Até o último homem' é guerra de Gibson em nome da fé

Carlos Eduardo Lourenço - Grupo Folha
01 fev 2017 às 17:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lançado na última quinta-feira (26) no circuito brasileiro, "Até o último homem", de Mel Gibson, é mais um entre os nove filmes nominados ao Oscar deste ano disponível para avaliação do publico brasileiro.

Visto em estreia mundial na Mostra de Veneza de 2016, o filme de Gibson entregou seu recado logo de cara: o diretor por trás de "Coração Valente", "Apocalypto" e "A Paixão de Cristo" surpreendeu a todos com uma relevante volta por cima, depois de anos condenado pela indústria de Hollywood a purgar seus pecados, sendo confinado como vilão coadjuvante a artefatos irrelevantes como "Machete Mata" (2013) e "Os Mercenários 3" (2014). Pecados também extra cinema, com episódios pouco lisonjeiros de sua vida privada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dez anos após o exótico e hiper-realista "Apocalypto" (2006), Gibson decidiu, não sem dificuldades, retomar sua carreira por trás das câmeras. E o resultado é esta ambiciosa produção antibélica baseado na história real de Desmond Doss, jovem médico da Virginia que se tornou um dos heróis da batalha de Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial, ao salvar a vida de 75 soldados sem que fosse preciso disparar um só tiro, já que suas fortes crenças religiosas o impediam de matar outro ser humano – além de respeitar o sabá, como membro da Igreja Adventista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


"Na paz, os filhos enterram seus pais; na guerra, os pais enterram seus filhos." A dolorosa reflexão, dita por um dos jovens soldados em "Até o Último Homem" descreve com devastadora propriedade as atrozes consequências de todo conflito bélico, estes mesmos em que não há vencedores ou perdedores, mas somente mortos e sobreviventes que terão que aprender com os horrores vividos.

Publicidade


Depois de uma primeira metade feita mais de lugares comuns e bom comportamento de arquétipos dos dramas de guerra hollywoodianos, o segundo é puro terreno minado e onde Gibson mostra a que veio. Seu teatro de guerra é barbárie explicita, o mais dilacerante gore. O pelotão que escala a vertical Escarpa Maeda, ou Hacksaw Ridge (título original do filme,) e se lança na carnificina incorpora à perfeição a conhecida e nada sutil agressividade de Gibson como cineasta. E faz emergir a brutalidade sem maquiagem dos horrores da guerra. Não se podia esperar nada menos do homem que provocou desmaios com sua cruenta visão do calvário de Cristo, tão carnal e sangrenta que roçou o sadismo.


Exaltação do Pesadelo

Publicidade


No filme de agora, as imagens, predominantemente desagradáveis, parecem justificar-se como recurso expressivo para exaltar o pesadelo de algumas centenas de homens impelidos a matar em nome da pátria noite e dia. A guerra deve ser o mais parecido àquilo que Gibson oferece em suas sequências de batalha, com certeza as mais realistas e melhor filmadas desde que Spielberg recriou em 1998 o desembarque da Normandia em "O Resgate do Soldado Ryan". É lá no alto daquele platô, em pleno inferno onde ianques e japoneses se dilaceram, que "Até o Último Homem" marca afinal a diferença entre grande cinema e apenas bom cinema.


Neste abismo de trevas, dor, sofrimento e martírio move-se o soldado Desmond na pele de Andrew Grafield, torturado por uma expressão que faz o espectador esquecer para sempre que ele foi um dia o Homem-Aranha...


Não há duvida de que Mel Gibson nos brindou aqui com um filme belo, emocionante e destinado à reflexão. O paradoxo é que o uso da linguagem da violência extremada está ligado à mensagem antibelicista, mas o contraditório funciona ainda mais letal neste discurso. O discurso do sem sentido da guerra em toda sua magnitude destrutiva. Tudo está no lugar certo: o roteiro é redondo e sem furos, o elenco inspirado e funcional, nível de produção impecável – aplausos dobrados à equipe de segunda unidade, que comandou a engenharia das longas e com certeza complexas sequencias de combate.

Uma pena que o filme tenha sido ignorado pelas exibidores locais em seu lançamento nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade