Há quem diga que os filmes de Michael Bay são o equivalente cinematográfico de fast food e junk food em geral. Pois a ciência está confirmando que, de fato, assistir aos blockbusters do cineasta da bilionária franquia "Transformers" podem induzir seus espectadores a comerem (e engordarem) mais. Em um estudo recente, pesquisadores descobriram que os espectadores de "A Ilha" comeram duas vezes mais que aqueles que assistiam ao seu completo oposto, o talk show da PBS Charlie Rose.
Realizada pelo Cornell University Food and Brand Lab, a pesquisa dividiu 94 estudantes universitários em três grupos, todos com fácil acesso a uvas, cenouras, biscoitos e snacks como M&Ms enquanto assistiam a três vídeos de 20 minutos: um clipe de "A Ilha", um clipe de "A Ilha" com o som desligado e um clipe de Charlie Rose.
Os estudantes que assistiram ao talk show de Charlie Rose comeram menos e consumiram a menor quantidade de calorias. Aqueles que viram o trecho de "A Ilha" no mudo consumiram 36% mais comida e 46% mais calorias que o grupo anterior. Os universitários submetidos à "exuberância sensorial" proposta por Michael Bay em seus filmes frenéticos e barulhentos já mereciam uma esteira após o teste: eles comeram 98% mais e consumiram 65% mais calorias que aqueles que assistiram a Charlie Rose.
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Aner Tal explicou o resultado de sua pesquisa: "Os programas mais estimulantes, que são rápidos, incluem muitos cortes de câmera, realmente te atraem e te distraem para o que você está comendo. Eles podem fazer você comer mais porque você está prestando menos atenção para o tanto [de comida] que você está colocando em sua boca ", disse Tal.
De acordo com um de seus exemplos, Tal indiciou ter se baseado em suas próprias experiências para iniciar a pesquisa: "É algo que eu percebo em mim mesmo! Quando vou ao cinema e eu realmente estou envolvido, minha pipoca acaba sem eu perceber. Mas, se for um filme em que eu esteja menos ligado, eu presto mais atenção no que eu estou comendo.
O cenário pode parecer caótico para os fãs de blockbusters barulhentos, mas há um detalhe alentador nesse resultados. "A boa notícia é que os espectadores do filme de ação também comem mais alimentos saudáveis, se isto estiver em frente a eles", ponderou o coautor do estudo, Brian Wansinsk: "Tirem vantagem disso!", completou o pesquisador.