O filme nacional mais comentado deste ano, "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme em língua estrangeira no Oscar 2016. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, logo após reunião da Comissão Especial de Seleção. As informações são do UOL.
No filme, Regina Casé vive Val, uma empregada doméstica que mora com seus patrões. Sua condição e seus direitos começam a ser questionados pela filha Jéssica (Camila Mardila), que deixa o nordeste e vai morar com a mãe em São Paulo para poder prestar vestibular.
Elogiado inclusive pela imprensa estrangeira, "Que Horas Ela Volta?" já levou prêmios de atuação no Festival de Sundance, da crítica e do público na mostra Panorama do Festival de Berlim, e de melhor filme em Amsterdã.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
Nos últimos anos, os representantes brasileiros no Oscar foram "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro (2015); "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho (2014); "O Palhaço", de Selton Mello (2013); "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro", de José Padilha (2012); "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto (2011); e "Salve Geral", de Sérgio Rezende (2010).
O último filme brasileiro a conseguir uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro foi "Central do Brasil", na edição de 1999, que também teve Fernanda Montenegro concorrendo na categoria de melhor atriz.
A lista de indicados ao Oscar 2016 será conhecida em 14 de janeiro. Antes, em dezembro, a Academia já divulga os finalistas de algumas categorias, incluindo a de filme estrangeiro. (com informações do UOL)