A Arquidiocese do Rio de Janeiro, detentora dos direitos sobre a estátua do Cristo no Rio, não permitiu o uso da imagem do monumento no filme "Inútil paisagem", dirigido por José Padilha. O filme faz parte da franquia "Rio, eu te amo" e deve chegar aos cinemas em 11 de setembro.
Na cena, o personagem principal sobrevoa a estátua com um asa-delta e reclama sobre a vida para o Cristo. A cena foi levada em março para a apreciação da Arquidiocese e voltou sem a autorização. De acordo com a assessoria, a entidade considerou que a produção é ofensiva. "Há cenas no filme em questão que foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos. É uma prática absolutamente normal da Arquidiocese a não autorização de qualquer produto audiovisual que avance nesse caminho", disse a assessoria ao Jornal Extra.
"Nossa preocupação é exibir "Rio, eu te amo" na íntegra, como ele foi concebido originalmente, mas nossos advogados afirmam que as chances de que o lançamento do filme possa ser suspenso caso insistamos nisso são muito grandes", disse o produtor Pedro Buarque de Hollanda, da Conspiração Filmes, ao Extra. (Com informações Jornal Extra)