Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Época do café

Curta londrinense "Rubras Mariposas" é indicado a prêmio nacional

Redação Bonde com N.Com
10 abr 2014 às 18:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cidade de Londrina está em destaque no cenário cinematográfico nacional, pois o curta-metragem londrinense "Rubras Mariposas" está na lista de curtas nacionais que irão concorrer ao Prêmio ABC 2014 na categoria de Melhor Direção de Fotografia para Curta-Metragem. A lista foi divulgada na última segunda-feira (7) e selecionada por uma comissão composta por sócios da ABC. O filme tem direção de fotografia de Anderson Craveiro, é estrelado por Maria Alice Vergueiro e patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina.

O diretor de fotografia do filme, Anderson Craveiro, disse que a ideia foi remeter, através da fotografia, à época em que se passa o filme - década de 60, tempo em que Londrina era considerada a "Capital Mundial do Café". Para isso, o diretor usou dois formatos, o digital e algumas cenas produzidas em super 8 mm, justamente para buscar as memórias do tempo. Ele ressaltou que foram feitos tratamentos na iluminação e na finalização do filme e que buscou uma fotografia mais artística e autoral. O prêmio recebe inscrições de todo o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O curta está concorrendo na mesma categoria com outros 13 nomes importantes do cinema nacional. A cerimônia de premiação acontece no dia 10 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os vencedores serão definidos pelos sócios da associação. No ano passado, o filme Natureza Morta, com direção fotográfica de Carlos Firmino, levou o prêmio de Melhor direção de Fotografia Curta-Metragem. Em anos anteriores e em outras categorias, o Prêmio ABC premiou conhecidos filmes como "O Palhaço", de Selton Mello; "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles; "Tropa de Elite", de José Padilha, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


Sobre o filme


De acordo com informações divulgadas na página do filme, Rubras Mariposas conta histórias do auge e da decadência da boemia londrinense, através das lembranças de Jussara, mas o faz por um caminho que poucos se atreveram a contar. O filme se passa dentro dos cabarés, local em que os barões podiam esbanjar e que onde boa parte do dinheiro vindo da economia cafeeira era gasto.

Além disso, os cabarés eram locais onde patrões e trabalhadores da roça tinham o mesmo sonho: a mulher ideal. O filme se passa na época em que Londrina foi considerada a "capital mundial do café" e respondia por aproximadamente 25% da economia nacional. Com tanto dinheiro rodando pela cidade, a noite e a boemia local pulsavam no mesmo ritmo. Com o passar dos anos, veio a decadência do glamour em decorrência do declínio da economia cafeeira, que teve seu início na famosa geada de 1970.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo