Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na França

Festival de Cannes faz homenagem ao cinema brasileiro

Agência Brasil
17 mai 2012 às 10:26

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 65ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França, começou nesta quarta-feira (16) e vai até o dia 27. O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival. O filme A Música segundo Tom Jobim, de Santos, será exibido em sessão especial.

Em abril, a decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. Segundo ele, o filme A Música segundo Tom Jobim é uma "homenagem" ao compositor, que chamou de "criador da bossa nova".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O filme de Santos conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor. Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -, além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


No Festival de Cannes, o Brasil será destaque com o longa metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, de Jack Kerouac, e Glauber Rocha, com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

Publicidade


Ontem (16), a abertura do festival foi dedicada ao filme Moonrise Kingdom, do norte-americano Wes Anderson. A atriz francesa Bérénice Béjo, que se tornou mais conhecida por sua atuação no filme O Artista, fez a apresentação do evento. Em seguida, o cineasta italiano Nanni Moretti, vencedor da Palma de Ouro em 2001 e diretor do júri do festival, elogiou a França pelo evento.


"[A França] é um país que, ao contrário de outros, mantém papel importante para o cinema em sua sociedade", disse Moretti. A cantora Beth Ditto interpretou Candle In the Wind, canção escrita por Elton John em homenagem a Marilyn Monroe, morta há 50 anos, e que ilustra o cartaz dessa edição do festival.


A expectativa, dos organizadores é que em 12 dias mais de 80 mil pessoas, entre atores, jornalistas, cinéfilos e caçadores de autógrafos, participem do evento. A ocasião, segundo especialistas, é utilizada também para o lançamento de projetos.

O norte-americano Sacha Baron Cohen, o eterno Borat, passeou pelas ruas da cidade montado em um dromedário para fazer a promoção de seu novo filme O Ditador. (Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo