O CINEfoot - FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa pioneira, o CINEfoot apresenta uma programação muito especial em Curitiba de 9 a 12 de julho, composta por 20 filmes de futebol de várias nacionalidades: Brasil, França, Uruguai, Alemanha e Espanha.
O filme "GAÚCHOS CANARINHOS", de Renê Goya Filho é o ponta de lança da programação, ao lado de "PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS", de Lucas Figueroa e "MAURO SHAMPOO - JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM", de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle, todos vencedores do Cinefoot.
Antonio Leal, Diretor do Cinefoot, salienta que "GAÚCHOS CANARINHOS" é um dos filmes mais exibidos no festival. O documentário conta a história do surgimento da camisa canarinho através do seu criador, Aldyr Garcia Schlee. Esta camisa, que se tornou um símbolo nacional, teve a sua estreia em 1954 e completa 60 anos em 2014.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
Já "MAURO SHAMPOO - JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM", aborda a trajetória rica em humor e superação de Mauro Shampoo, craque daquele que é considerado o pior time do Mundo, o Íbis Sport Club, de Pernambuco.
O curta-metragem espanhol "PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS", de Lucas Figueroa, é considerado o filme mais premiado da história do cinema, tendo recebido mais de 320 láureas em festivais pelo mundo.
Vale destacar ainda a exibição do curta paranaense "VILA DAS TORRES 2014", com Direção de Willian Coutinho Duarte, Marta Pego dos Santos, Lúcia Pego e Bruno Mancuso. O documentário revela um bate-bola em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres, uma comunidade carente situada na região central de Curitiba.
No campo dos longa-metragens, destaque para a Premiere em Curitiba do documentário francês "LOOKING FOR RIO". No filme dirigido por Emmanuel Besnard e Gilles Perez, o ex-craque Eric Cantona volta no tempo e na lenda do futebol carioca. Ele sonda o espírito de uma cidade onde o futebol é mais do que um componente: é um modo de vida. "LOOKING FOR RIO" faz a sua estreia no Brasil através do Cinefoot.
O ex-craque francês está presente também no filme "REDELDES DO FUTEBOL", de Gilles Perez e Gilles Rof. Sempre muito bem recebido pelo público, o documentário apresenta cinco histórias de gênios do futebol que foram além das suas funções de atletas e lutaram por causas sociais em seus países. No caso brasileiro, Sócrates, é o protagonista com a democracia corinthiana.
O scratch brasileiro reúne longas-metragens de grande repercussão.
"JOÃO", revela um personagem inquieto e combatente: João Saldanha. Dirigido por André Iki Siqueira e Beto Macedo, o filme confirma a tese de que o jornalista, técnico e polemista, João Saldanha sempre foi bom de briga.
"1958 O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL", de José Carlos Asbeg, apresenta ao mundo a seleção que expurgou o chamado complexo de vira-latas dos brasileiros. O filme presta uma homenagem aos jogadores que conquistaram o primeiro título mundial de futebol para o Brasil.
"DOSSIÊ 50: COMÍCIO A FAVOR DOS NÁUFRAGOS", de Geneton Moraes Neto propõe uma anistia aos jogadores do selecionado brasileiro vice-campeão mundial de 1950. É o único filme que entrevistou os 11 jogadores que estiveram em campo na derrota para o Uruguai.
O Cinefoot realiza ainda uma exibição especialmente elaborada para o público infanto-juvenil. É a "SESSÃO DENTE DE LEITE", um sucesso em todo o país, que chega a Curitiba apresentando cinco curtas-metragens, sendo duas animações. Esta sessão acontece no sábado, 12/7, às 15h, na Cinemateca de Curitiba.
O Cinefoot marca presença com a sua programação na reta final da Copa do Mundo. Todas as atividades do festival acontecem com entrada franca.
Homenagens
Todos os dias antes das sessões das 20 horas, o Cinefoot homenageará uma personagem que faz parte da história do futebol paranaense, conforme programação abaixo:
9 de Julho – Dirceu Krügger (ex-Jogador)
10 de Julho – Sicupira (Ex-Jogador)
11 de Julho – Caio Junior (Técnico)
12 de Julho – Edgar Felipe (Cronista Esportivo)
CINEMATECA DE CURITIBA - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
PRÉDIO DOS CORREIOS - Auditório Carteiro Osvaldo Teixeira, R. João Negrão, 1251 - Térreo