Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Berlinale

Finlandês 'The Other Side of Hope' passa a ser favorito em Berlim

Agência Estado
14 fev 2017 às 17:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pode-se ter um termômetro da recepção aos filmes, aqui na Berlinale, pela participação de jornalistas nas coletivas. Quando são astros e estrelas de Hollywood, lotam sempre. Robert Pattinson, Sienna Miller e James Gray deveriam ter lotado a coletiva de The Lost City of Z, o mítico filme do diretor sobre a busca de uma cidade perdida na Amazônia pelo aventureiro Percy Fawcett. Inicialmente, era um projeto da B Plan de Brad Pitt, a ser interpretado pelo próprio. Quem terminou fazendo o papel foi Charlie Hunman, que, por sinal, é bom, em mais de um sentido.

A metade da sala já apontava para o desapontamento. Gray disse que não quis fazer o clássico filme de homem branco que vai à selva convencido de sua superioridade e que, pelo contrário, quis mostrar a colisão de dois mundos, o de Fawcett e a selva. A intenção é nobre, mas a selva demora a chegar e, quando isso ocorre, a representação do índio com certeza vai provocar polêmica no Brasil. O problema embutido em Lost City é que o filme é muito mais sobre a impossibilidade de se construir uma grande aventura, ou sobre as impossibilidade de James Gray, autor urbano, de filmar na selva - por sinal, a mesma região na divisa da Colômbia com Venezuela em que se passava O Abraço da Serpente - muito melhor do nosso (latino) ponto de vista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em compensação, a sala lotou na coletiva de Toivoin Tuolla Puolen. O novo filme do finlandês Aki Kaurismaki passa a ser, com o chileno Una Mujer Fantástica, de Sebastián Lelio - e talvez até mais -, o grande favorito, até agora, dessa Berlinale.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões

The Other Side of Hope, O Outro Lado da Esperança. Naquele seu estilo inconfundível, Aki conta as histórias de dois homens, que terminam por convergir e se confundir após uns 40 minutos. Um refugiado sírio e um vendedor que desiste da função e investe num restaurante parta explorar sua habilidade como jogador. O próprio Aki Kaurismaki parece um personagem saído de seus filmes. Diz que os faz para tentar mudar o mundo, mas depois, como Jean Renoir, em A Grande Ilusão, que lamentava não ter podido evitar a 2.ª Guerra, contenta-se em - talvez - mudar os três espectadores que forem ver O Outro Lado da Esperança. O filme tem a cara da Mostra. Renata de Almeida com certeza vai levá-lo para São Paulo. Tome nota desde já. É maravilhoso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade