O Kinoclube Kinoarte do mês de fevereiro exibiu filmes sobre a música brasileira. Itamar Assunção, Cartola, Fagner, a cena musical de recife e a favela carioca ao som de Vinicius de Moraes e Luis Bonfá passaram pela tela da Vila Cultural Kinoarte todas as quintas-feiras. A proposta deste mês, no entanto, é diferente: O ciclo "Visões do Oriente" traz filmes rodados no outro lado do mundo, trazendo temas e abordagens que diferem radicalmente do cinema ocidental, oferecendo um mergulho no desconhecido para, quem sabe, encontrar por lá algumas insuspeitas semelhanças.
O primeiro filme deste novo ciclo é "O Grande Mestre", do cineasta chinês Wong-Kar Wai. O longa traz o encontro entre Wong (responsável por filmes como "Amor à Flor da Pele" e "2046"), famoso por seu requinte visual e estilização narrativa, com o coreógrafo de lutas Yuen Woo-Ping ("O Tigre e o Dragão", "Kill Bill", "Matrix"). O longa teve duas indicações no Oscar 2014: fotografia, pelo trabalho de Philippe Le Sourd, e figurino, para William Chang Suk Ping.
A história se passa durante a tumultuada China dos anos 1930, que resistia à ocupação japonesa. Inspirando-se na vida do lendário Ip Man – mentor de Bruce Lee – Wong Kar-Wai explora o embate entre forças opostas como o norte e o sul, a China e Hong Kong, o vencedor e o vencido, o vertical e o horizontal. O filme teve quase três anos de produção e mais de uma década de preparação. "O Grande Mestre" estreou no Festival de Berlim do ano passado como filme de abertura. Antes do longa, será exibido o curta-metragem "La Belle Époque", de Hou Hsiao-Hsien.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
Assista ao trailer:
Serviço:
"O Grande Mestre", de Wong Kar-Wai
Quinta-feira, 6 de março, às 20h
Vila Cultural Kinoarte (Rua Prefeito Faria Lima, 1.399)
Entrada franca