O curador da Semana da Crítica de Cannes, Bernard Payen, vem à Londrina participar da 14ª Mostra Londrina de Cinema, que será realizada dos dias 21 à 27 de setembro nos Cinemas Lumière, do Royal Plaza Shopping.
No evento, Payen apresentará três sessões de curtas recentemente selecionados para o Festival de Cannes. Entre eles, três produções brasileiras: "Saliva", de Esmir Filho; "Um Ramo", de Marco Dutra e Juliana Rojas, e "A Distração de Ivan", de Cavi Borges. Além disso, o curador vai integrar o o Júri Oficial da Competitiva Nacional de Curtas desse ano, ao lado dos cineastas Fernando Severo e Rodrigo de Oliveira.
Bernard Payen é coordenador da programação de curtas-metragens da Semana da Crítica desde 2006 e tem um apreço especial por curtas brasileiros. "Tenho a sensação de que há mais e mais liberdade, entusiasmo e maturidade no jovem cinema brasileiro, também em todos os filmes da América Latina. Uma grande mudança, de certa forma. Esses filmes são os que me surpreendem mais. Frequentemente eu me sinto muito entusiasta. Existe também uma tentativa de falar sobre outros temas, criar histórias em outras paisagens. Tentar outro tipo de tramas. E eu posso ver que mais e mais jovens cineastas brasileiros estão trabalhando coletivamente", declarou o curador francês à Revista Taturana, que terá sua 10ª edição lançada na noite de abertura da Mostra Londrina.