A Mostra Londrina de Cinema chega à sua 13ª edição com a programação ampliada: entre longas, médias e curtas metragens, serão exibidos 50 filmes entre os dias 2 e 8 de dezembro nos Cinemas Lumière, circuito de cinco salas localizado no Royal Plaza Shopping, no centro de Londrina.
Assim como na Mostra do ano passado, o destaque da programação é o cinema nacional. ''O cinema brasileiro vive uma ótima fase sob o ponto de vista da produção – sobretudo o cinema independente, que busca se aproximar do público a partir de outra linguagem. Queremos privilegiar especialmente esse tipo de cinema – filmes não comerciais que não chegariam ao circuito local'', explica um dos coordenadores da Mostra, o cineasta Rodrigo Grota.
Entre os destaques da programação está o longa de abertura da Mostra, o documentário Daquele Instante em Diante, que registra a trajetória musical de Itamar Assumpção. Com depoimentos da família, amigos e músicos que o acompanharam, o filme dirigido por Rogério Velloso apresenta registros raros, entrevistas, performances, incluindo também a relação de Itamar com Londrina, cidade em que morou no início de sua carreira.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
O filme será exibido na sexta-feira (2), às 20h, com entrada franca, na sala 5 dos Cinemas Lumière. Logo após a sessão haverá debate com o diretor da obra.
Convidados
No sábado (3), às 14h, o público poderá conversar com o maior nome de cinema de terror no Brasil: o ator e diretor José Mojica Marins, que vive o personagem Zé do Caixão. Mojica estará no festival desde a noite de abertura e vai comentar o seu processo criativo a partir da exibição de trechos dos seus filmes.
Depois de três incursões pelo documentário, o cineasta Eryk Rocha vem a Londrina apresentar o seu primeiro longa-metragem de ficção: o filme Transeunte, vencedor do prêmio de melhor ator, para Fernando Bezerra, no Festival de Brasília do ano passado. O cineasta, filho do realizador baiano Glauber Rocha (1939-1981), vai participar do debate sobre o seu filme no sábado à noite, logo após a sessão.
Na segunda (5), a Mostra exibe às 21h o filme que deu a Camila Pitanga o Prêmio de Melhor Atriz no último Festival do Rio: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios. Os diretores Beto Brant e Renato Ciasca conversarão com o público sobre o filme adaptado do livro homônimo de Marçal Aquino.
(com Tangará Comunicação)