A produtora Kinopus e o Centro Cultural Sesi lançam neste mês, em Londrina, uma nova parceria de exibição: a Sessão Kinopus. A ideia é apresentar filmes que não foram lançados no circuito comercial local e promover estreia de produções londrinenses, sempre com entrada franca.
"Queremos contribuir para que o Teatro do Centro Cultural Sesi se torne cada vez mais um espaço dedicado à cinefilia local, à troca de ideias. Desde que o Sesi assumiu o espaço, as sessões de cinema voltaram a ocorrer com mais frequência. A nossa ideia é complementar essa programação com pelo menos uma sessão por mês seguida de debate", explica o produtor Guilherme Peraro, sócio-fundador da Kinopus, produtora de cinema criada em Londrina em 2004.
A primeira sessão do projeto já tem data marcada: será no dia 27 de abril, segunda-feira, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130, Centro) com a apresentação de quatro curtas locais inéditos: "Ataque da Dama", de Lucas Klepa, filme produzido pelos alunos de Artes Visuais da Unopar; "Junie", de Gustavo Minho Nakao, uma produção independente; "Paixão Bandida", curta produzido pelos alunos das Oficinas Kinopus com os atores Ciça Guirado e Poka Marques; e o curta de terror "Reflexo do Mal", dirigido por Alex Martins e Carlos Fofaun Fortes e produzido pelos alunos da Pós-Graduação em Criação e Produção Audiovisual da Faculdade Pitágoras em parceria com a Kinopus.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
O projeto Sessão Kinopus se estende até dezembro e já conta com um calendário para as sessões ao longo do ano: 26/05, 30/06, 04/08, 01/09, 13/10, 10/11 e 08/12: "Londrina já conta com uma produção consolidada de filmes a cada ano e um número cada vez maior de interessados em cinema. A ideia desse projeto é promover um intercâmbio maior entre esses realizadores e esses espectadores interessados em discutir filmes, linguagem, tudo que possa contribuir para ampliar e aperfeiçoar o cinema na cidade", justifica o cineasta Rodrigo Grota, um dos curadores do projeto.
As sessões devem começar sempre entre 19h e 20h dependendo da duração dos filmes a serem apresentados. Os debates serão sempre mediados por integrantes da produtora Kinopus. Os interessados em enviar filmes para o projeto podem escrever para [email protected]. Mais informações no site fb.com/kinopus.