Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diversidade

Tema da representatividade domina Festival de Gramado

Agência Estado
29 ago 2017 às 08:37
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chega a ser curioso que o melhor filme de todas as competições no 45º Festival de Cinema de Gramado, encerrado no sábado (26) à noite, tenha sido uma produção argentina que fugiu um pouco aos temas dominantes desta edição.

Gramado, em 2017, preparou uma agenda de homenagens e o trio de curadores (Rubens Ewald, Marcos Santuario e Iva Piwowarski) também teve a sensibilidade de organizar uma seleção encravada no contemporâneo. Questões de representatividade (mulheres, trans, afrodescendentes) dominaram os debates e até a premiação das competições brasileiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, venceu como melhor filme brasileiro. Foram seis Kikitos, incluindo filme, direção, ator e atriz (Paulo Vilhena e Maria Ribeiro), atriz coadjuvante (Clarisse Abujamra, o mais merecido de todos) e montagem. A diretora foi veemente em defesa das mulheres na indústria do audiovisual, onde representam apenas 15%. O júri estrangeiro contemplou dois longas da Argentina - Sinfonia para Ana, de Virna Molina e Ernesto Ardito, melhor filme, e Federico Godfrid, melhor diretor, por Pinamar. A questão do feminismo está presente em Ana e o filme retoma os anos de chumbo. Aborda a política, também presente no peruano La Ultima Tarde, de Joel Calero, que venceu melhor roteiro (do próprio diretor) e atriz (Katerina D’Onofrio).

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


La Ultima Tarde tem um plano sequência acachapante - mais de 30 minutos de intenso diálogo. Foi o filme mais ousado, esteticamente, de todas as competições. O melhor foi Pinamar. A crônica de dois irmãos, e nem litigiosos como Caim e Abel. O que faz o mistério dos grandes filmes? Alguma coisa que tem de passar e imprimir na imagem.

Publicidade


Pinamar tem esse algo mais. Venceram a mostra de curtas A Gis, de Thiago Carvalhaes, melhor filme, sobre uma trans brasileira assassinada em Portugal, e Tailor, animação de Cali dos Anjos. Cali, que é trans, fez história ao vencer o Kikito de direção.


A crítica, foi rigorosa e destacou os melhores dos melhores: Pinamar, melhor longa latino; As Duas Irenes, de Fábio Meira, o melhor brasileiro; e O Quebra-Cabeças de Sara, de Allan Ribeiro, melhor curta.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade