Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

ATRIBUTOS DE UMA BOA RELIGIÃO

04 mar 2012 às 12:34
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma religião pode subsistir sem vínculo com uma igreja, porque não tem necessidade de uma instituição que lhe imponha regulamentos. O que se estriba na fé não precisa ser dependente de uma fundamentação reguladora e que force a obediências.

Para que haja uma perfeita fusão entre ambas (a igreja elevando-se ao nível da religião) será preciso que a igreja elimine as suas impurezas e alcance um elevado grau de purificação. A religião é um estado de espírito de cada indivíduo e pode agregar uma legião de pessoas numa mesma comunhão, mas sem obrigatoriedade de uma regência disciplinadora.

Jesus manifestava-se em todos os lugares, confabulava com líderes de todos os sistemas de crenças nos países por onde andou, e também falava nas sinagogas e no grande templo, mas nunca desejou fundar uma igreja, embora tenha sido insistentemente convidado para isso. Seu sentido de igreja era o seu ministério, que era a pedra angular de seu propósito terreno e que constituía o seu derradeiro ato sacrificial para alcançar a experiência que lhe faltava e que o guindaria à majestade e à soberania que agora possui.

Uma religião superlativa é aquela que leva ao discernimento da verdade, e esta pode ser sintetizada pelo entendimento de que somos progenie do Pai Universal e, portanto, uma grande irmandade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Uma religião é boa quando capacita o homem a amar - a Deus e aos coirmãos; é boa quando amplia o padrão moral do indivíduo e exalta nele os atributos de bondade e retidão e o faz altruísta e generoso, capaz de não odiar os semelhantes e nem fazer discriminação entre eles.

Uma religião genuína edifica o homem e afasta-o da ganância, da inveja, da injustiça e da maledicência; desperta-o para a espiritualidade e para uma ampliada cosmovisão, fazendo-o sabedor de que trilha por um caminho de contínua evolução; e conduz as criaturas à ascensão e a descobrir os mais elevados valores espirituais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade