Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

DOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA

04 out 2012 às 20:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Muitos pensam viver em regime democrático só porque têm o direito de votar e ser votados e de ir e vir, mas não participam do processo das decisões. Não se envolvem, não questionam, omitem-se mesmo diante das arbitrariedades, e assim deixam que os outros decidam por eles. Votam, e imaginam que cessam aí suas obrigações. Diante do candidato eleito - que então converte-se em autoridade - intimidam-se e nada lhe cobram. Dessa forma deixam de exercer um dever de cidadão, que é compreendido nos postulados da democracia.
Nós brasileiros não podemos nos pensar uma nação democrática se temos um governo ditatorial. Porque vivemos uma ditadura tributária. Ou não é uma imposição ditatorial cada cidadão ter de trabalhar cinco meses ao ano só para pagar impostos? O Governo subtrai fortunas do povo e do meio circulante e não as repõem na mesma proporção em forma de obras e serviços. Pior, engorda-se pelos ganhos abusivos, pelas mordomias e pela corrupção.
Pensa-se mais frequentemente que democracia tem apenas a ver com o exercício de políticas públicas como o ato de eleger e ter liberdade de imprensa, mas democracia é também a sábia distribuição de riqueza, pela forma de salários compatíveis e suficientemente abundantes para que cada trabalhador possa desfrutar de bens fundamentais como moradia decente, transporte, saúde, educação, lazer e também - por que não? - alguns luxos. Isto é democracia digna do nome.
Democracia é participação; é solidariedade em torno dos anseios comuns; é engajamento e divisão de tarefas de interesse comunitário e nacional. Democracia é respeitar a posição dos contrários e os espaços alheio, isto compreendendo o direito ao sliêncio nos horários e lugares previstos em lei. Democracia é o cidadão quando pleno de razão, ter a coragem de insurgir-se mesmo contra a autoridade constituída em seus mais diferentes escalões. Respeitados os lugares e as circunstâncias, estas são atitudes que contribuem para incendiar as forças vivas da nação, encorajar o povo contra as injustiças sociais e legais e promover as grandes reformas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade