Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

DOS SENTIMENTOS DE LIBERDADE

20 nov 2011 às 10:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Aprisionados nos cárceres, muitos vivem nessa situação a liberdade, porque ali despertam para uma mais ampla visão da própria vida. Para outros, ser livre é simplesmente não estar preso, mas há os que, estando soltos, vivem como prisioneiros. Muitos imaginam a liberdade estando de posse de dinheiro e bens, mas se alcançam essa condição tornam-se reféns do que adquirem. E há os que se vislumbram livres frequentando todos os lugares e experimentando exuberantes situações, mas acabam escravos dessa dependência.
Existem os que buscam tanto por liberdade que quando a encontram não sabem utilizá-la. Outros a têm, embora passem a vida inteira sem dela fazer uso, e só se apercebem disso quando a perdem. Certos militantes políticos obcecam-se pela liberdade de protesto, prisioneiros que são dessa obstinação por causa dos que os proíbem, e quando afinal são livres para fazê-lo ficam frustrados porque não há ninguém impedindo-os. Alguns, quando alcançam o objetivo de suas campanhas libertárias, lançam-se imediatamente em outra, porque não conseguem viver na harmonia do benefício conquistado.
Outros atravessam uma vida em busca da liberdade de fazer algo que não lhes era permitido, e quando finalmente podem, já não sentem nisso nenhum valor. Homens querem livrar-se da mulher com quem vivem, mas quando dela se libertam percebem que essa liberdade os fez prisioneiros da busca de outra mulher. E há mulheres que anseiam safar-se daquele com quem convivem, e quando afinal se livram dele ficam aprisionadas pela solidão da liberdade.
Há os impedidos da fala que querem ter a liberdade de manifestar-se, mas se lhes é dada a oportunidade percebem que nada têm a declarar. Tantos querem ser livres para saírem sós, e quando saem, a primeira coisa que fazem é buscar companhia. Uns se proclamam tão livres que recusam as ideias dos outros, sem aquilatar que, se fossem realmente livres, seriam receptivos a todas as ideias. Outros não querem ser maria-vai-com-as outras, quando poderiam ser livres para ir com todas as marias desde que conscientes de que vão por livre decisão. Indaga-se, o que é, afinal, livre.
Ser livre é não ater-se a ideias de liberdade, porque tal é algo inerente, como o ato de respirar, já que não se pensa na existência do ar. Porque se pensarmos com preocupação podemos morrer sufocados pelo temor de que ele nos falte. Concordar com o direito dos discordantes - embora não necessariamente com suas ideias - é uma manifestação de liberdade. Ser livre é ter firmeza na sustentação de um argumento e a humildade de acatar indicativos melhores, de outros. Saber ceder é uma postura de liberdade e autoridade.
Livre é o que, soberano em seu estado de liberdade, não se melindra com nada. É o que pode viver sem o aplauso, mas se o aplaudem aceita sem falsa modéstia. Livre é o que, amando, tem a liberdade de dizer que ama; e que, ante uma agressão, consegue transcender isso e perdoar. Ser livre é não aprisionar as próprias lágrimas; é não deixar-se dominar pelo egoísmo de negar o reconhecimento aos valores alheios. É livre quem, percebendo-se equivocado depois de tanto tempo acreditando estar certo, muda de rumo.
Ser livre é contemplar o Universo e compreender-se inserido nele. Livre é o que sabe que a vida é uma relação de interdependência; é o que não se aprisiona à armadilha da cobiça e da dominação. No caso das religiões, liberto é o que não fica submisso ao seu mentor eclesial e sim o que ouve e lê sobre todas as doutrinas. Livre é o que sabe silenciar quando preciso mas que tem a coragem de rebelar-se ante a tirania e a injustiça e tem a bravura da desobediência civil e do brado de alerta e de mobilização ante as leis injustas. Porque a mudez acomodada é uma deserção e um aprisionamento às algemas da covardia.
Liberdade é um estado de responsabilidade e de harmonia interior, mesmo em meio às tribulações e ao ruído tempestuoso das multidões. Muitos estão limitados na amplidão da liberdade e outros se expandem nas limitações.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade