Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

FARDOS E PROPÓSITOS

24 jan 2012 às 23:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada qual qual vive sua própria realidade, e se a do nosso semelhante é dura, devemos ajudá-lo a transpor essa travessia ou que a faça da forma mais leve possível. Os percalços de seu caminho são os fardos que lhe cabe carregar nesta experimentação terrena - a realidade dele - mas ajudá-lo nessa caminhada é a nossa realidade.

Se algo de pior acontece a uma pessoa ou um grupo de pessoas, estas são vivenciações pelas quais elas têm (ou teriam) de passar, mas buscar evitar isso, até onde possível, ou ter de socorre-las, é a parte que nos cabe. Não por acaso estamos juntos neste planeta.

Quando aqui desembarcamos trouxemos carmas e darmas. O primeiro não é necessáriamente coisa ruim e sim a bagagem dos nossos débitos e créditos; e o darma quer dizer os nossos propósitos. Cumprir esses propósitos é do nosso livre-arbítrio, mas devemos saber que a decisão é apenas nossa e que, em princípio, nenhum poder superior interfere. Por isso o livre-decidir é ao mesmo tempo uma dádiva do Criador e uma responsabilidade.

A vida desconfortável de um mendigo ou de alguém doente ou com deficiência é a realidade dessas pessoas, mas o dever dos que estão em melhores condições é auxiliá-las e tornar mais amena sua árdua trajetória. E nunca devemos ajudar de forma que as humilhe. Assim com o alcoólatra, com o viciado em drogas, porque se eles ingressaram nesse universo sombrio, induzidos ou por vontade própria, agora têm dificuldade em sair dele, e precisam de ajuda. Melhor do que a condição de ter de pedir é a de poder dar.

Todos nós carregamos propósitos de auxílio e de fraternidade (este o aspecto da nossa divindade, herança de Deus, embora às vezes obscurecida), então é a ocasião de fazermos aflorar esses atributos. As coisas desagradáveis que nos rodeiam, neste laboratório terreno, são provações pelas quais temos de passar. É bom saber que aqui estamos por própria escolha, feita antes de aportarmos nesta dimensão, para dar andamento à nossa marcha evolucionária. Porque não somos de agora.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade