Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O BEM EM TI PARA VENCER O MAL NELE

12 abr 2013 às 19:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
As palavras contidas no título acima são de Jesus, por volta dos seus vinte e nove anos, ao responder a um jovem grego que se queixava da maldade do capataz a que era subordinado. Disse-lhe: "Talvez Deus haja colocado esse homem perto de ti para que o conduzas a um caminho melhor; talvez tu sejas aquele que o tornará mais agradável, isto se não houveres perdido o teu sabor". Este é um sábio ensinamento e cabe a tantos casos do gênero no nosso dia-a-dia.
Existem homens de má índole, o que pode ser uma herança cármica ou um mal adquirido, mas não há um ser humano que não se sensibilize ante um ato de delicadeza para com ele, uma palavra amiga, um afago ou um gesto de reconhecimento. Pode não acontecer numa primeira vez, mas em dado momento acontecerá. Se cada qual carrega dentro de si a chama que lhe clareia a alma, será necessário apenas robustece-la. Ego e essência - esta a luz divina de que somos portadores - estão constantemente em luta, e muito frequentemente o primeiro vence. Temos ciência desse embate quando somos tentados a fazer algo inqualificado e uma voz de dentro reprova. Eis a luta. A voz repressora é a nossa consciência, e o ego nosso eu irresponsável.
Os homens que se revelam maus são um desafio para testar nossa paciência e nossa capacidade de compreender e perdoar. Não podemos ser condescendentes com o mal e a prepotência, mas nossa autoridade se revela muitas vezes no ato de silenciar. Cada qual carrega o luzeiro da sabedoria, que resplandece mais em uns e menos em outros. Deus é a bateria que o sustenta, mas somos nós que a recarregamos ou deixamos que vá perdendo força. Se estamos iluminados, essa luminiscência se propaga ao nosso redor e envolve também os circunstantes. "O bem em ti pode vencer o mal nele", ou Jesus não o teria dito.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade