Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

ORAR PELOS DELINQUENTES

29 mai 2011 às 15:03
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Todas as sugestões já foram dadas para combater a bandidagem, a violência em geral, a corrupção e outros desvios de comportamento, mas pouco se pensou em orar pela contenção da impetuosidade dos agentes desses males sociais. Mais policiamento, mais repressão e mais cuidados são medidas pertinentes, porque não devemos ficar indiferentes e imobilizados, mas podemos também nos valer da poderosa sinergia das preces conjuntas com a intenção de que diminua a fúria dos seres violentos e dos que perderam (ou nunca tiveram) noção dos valores humanos.

Pedir pelos bons é uma prática de amor cristão e de solidariedade, mas fazer o mesmo para os que nos causam mal é a parte mais difícil. No entanto igualmente necessária. A indignação popular é compreensível, e a dor dos que perdem familiares e amigos deve ser sentida e compartilhada, mas se queremos paz temos de buscá-la por via de todos os caminhos lícitos. O poder da oração em favor de uma causa é capaz de mover montanhas, porque, em todos os sentidos, há uma forte corrente indutora das mentes sobre as outras mentes.

Orar também pelos delinquentes não significa tolerar, mas mover poderosa alavanca pela causa da convivência harmônica que queremos e também visando curá-los. Na verdade falta-nos o hábito dessa dispensação, mas precisamos desatar essa amarra. Preces em conjunto higienizam a atmosfera mental e aplacam os ímpetos da maldade. Então podemos nos valer de força idêntica em sentido contrário, como diques para deter a intensidade das avalanches do mal. As igrejas, pelo seu poder de mobilização, poderiam deflagrar esse processo.

O amor, de que tanto se fala, não pressupõe apenas agrados e carícias. Bons sentimentos resplandecem luz e podem clarear a visão dos malfeitores. Óbvio que não se pode aplaudir os que roubam, violentam e matam, mas é possível restaurá-los. Esta é uma forma de amar os inimigos, como nos ensinou o Mestre.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade