Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

RESPONSABILIDADES DA RIQUEZA

30 abr 2013 às 19:04
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Ao responder a um rico cidadão romano sobre como administrar a riqueza, Jesus - que se encontrava em Roma - disse-lhe que nunca empregasse o dinheiro para obter vantagens injustas; e que primeiro é preciso purificar o capital para, a partir daí, obter dividendos. Por capital purificado ele queria dizer o que era obtido legalmente, por meio da honestidade, sem escravidão e exploração abusiva. Se não for conseguida dessa forma - ele afirmou - a riqueza será uma maldição. Jesus também condenou a usura, que é a especulação ilícita, como a de cobrar juros acima das taxas legais e morais.
Quanto ao dinheiro ganho de maneira acidental - imaginemos hoje uma loteria, uma herança - o sábio nazareno lembrou que o homem não deve considerar esse bem como sua posse exclusiva. Em outras palavras, propiciar que de alguma forma também outros se beneficiem dele; ajudar quem precise e criar meios que gerem emprego e assim favorecer um maior número de pessoas. Jesus não era contrário à riqueza, se obtida legalmente, pelo mérito do próprio esforço. E alertou que uma fortuna proveniente de fraude ou outros métodos do gênero deve ser restituída aos prejudicados. Também falou de salário e disse que uma civilização não pode alicerçar-se na espoliação do trabalhador.
Mas Jesus defendeu, nesse diálogo, que cada qual tem o direito de usar sua riqueza como deseja, se ela é amealhada legalmente, pelo fruto do próprio suor e da própria inteligência. Como se vê, ele também se devotava a falar dos problemas terrenos dos homens, pois aqui viera também para aprender tudo sobre as coisas deste planeta. Jesus havia sido também um trabalhador, na orfandade teve de administrar a familia e os negócios da carpitaria e da oficina de reparos, pagava impostos, e, quando não estava pregando, estudava e orava. A gestão da riqueza é uma responsabildiade solene e sagrada. Foram suas palavras, e assim está escrito.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade