Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

SALTO PARA A ESPIRITUALIDADE

15 mai 2011 às 21:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde as aulas de catecismo ouvíamos a recomendação de que é preciso, frequentemente, fazer um exame de consciência, para medir nossos comportamentos. Se fazer esse exame é necessário, muito mais é ser aprovado e graduar-se, o que significa evoluir. Como nos ensinam os mestres, bom é não só brilhar, mas resplandecer. Porque brilhar é iluminar-se, mas resplandecer é irradiar a luz de forma que alcance os que estão ao nosso redor.

É fundamental ter uma religião, porque - como tenho dito e repetido - isto sustenta a crença num poder superior e na continuidade da vida após esta, ou a humanidade teria sucumbido pela desesperança. Mas é preciso haver menos preocupação com a presença regular aos ritos religiosos e mais em executar na prática aquilo que as religiões nos repassam. Como amar a nós mesmos, amar ao próximo, exercer a solidariedade, dominar o ego inferior e progredir na elevação do senso moral. Devemos ter consciência de que somos espirituais, por herança divina, e não meros seres carnais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Fanatismo, beatice e exploração de certas igrejas para proveito financeiro são comportamentos viciados pela impureza. Os livros sagrados, embora louvados mas pouco entendidos, foram sementes lançadas, e se elas germinaram precisam florescer e gerar frutos. Isto quer dizer o exercício das virtudes apregoadas. Temos de nos melhorar individualmente, mas o sentido de igreja é também pensar a coletividade.

Leia mais:

Imagem de destaque

PELO EXERCÍCIO DA BUSCA

Imagem de destaque

NÃO SOMOS DE AGORA

Imagem de destaque

SEM A PREGAÇÃO DE TEMORES

Imagem de destaque

LIBERTANDO-SE DOS GRILHÕES DA CÚRIA

Amando a nós próprios (e não confundir com egolatria, que é o baixo ego), aprendemos a amar os semelhantes, e amando nossos iguais amamos o Criador. Isto é o que se chama a transição da religiosidade para a espiritualidade. Porque religiosidade tem muito de comunhão com as normas de cada igreja, mas espiritualidade é o salto para a comunhão com Deus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade