Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

SÓ ESQUECER NÃO É PERDOAR

19 fev 2012 às 13:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O perdão é sempre inerente a um mal que nos causaram, ou não haveria necessidade de perdoar. Não se ``perdoa´´ alguém por haver nos prestado um favor ou presenteado com uma coisa agradável. É comum ouvir-se: ``Perdoo tudo, menos isto´´. Então, se está perdoando apenas coisas de pouca relevância.

E há os que afirmam, ante um mal de que foram vítimas, que já esqueceram. Mas apenas esquecer não é perdoar. Porque aquela coisa ruim fica fermentando no baú do nosso inconsciente e em dado momento ressurge, e em estado de podridão.

Perdoar inclusive os inimigos - ensinou Jesus. Pode-se entender isso também como não revidar, seja a uma ofensa, uma agressão ou um prejuízo material. Virar a outra face é não rebater ante quem nos esbofeteia - este o sentido do conselho do Mestre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Não se exige de ninguém que beije o inimigo, mas pode-se perdoá-lo até pelo caminho de ir atenuando a ira contra ele - se é que há o propósito da reconciliação - até que se dissolva a causa que gerou e alimenta uma contenda. Esta é a provação mais complexa, mas é aí que reside a virtude.

Viver em harmonia com os bons é fácil, já o problemático é administrar com maestria as delicadas situações de inimizade. Nas condições do ego humano não é simples perdoar, mesmo para a mais cândida das pessoas quando o dano causado é grave. Este é o momento em que Deus parece nos colocar numa encruzilhada para nós próprios decidirmos o rumo a tomar.

Se alguém nos ataca temos de usar os mecanismos de defesa. Direitos pessoais e comunitários devem ser reclamados, mas se alguém nos deve e, comprovadamente, não tem como pagar, não podemos sufocar ainda mais quem está em tal situação. Uma boa fórmula é ter paciência ou esquecer, depositando isto na conta do tributo à vida. (Não por vanglória, devo dizer que fiz isso inúmeras vezes).

Leia mais:

Imagem de destaque

PELO EXERCÍCIO DA BUSCA

Imagem de destaque

NÃO SOMOS DE AGORA

Imagem de destaque

SEM A PREGAÇÃO DE TEMORES

Imagem de destaque

LIBERTANDO-SE DOS GRILHÕES DA CÚRIA

Já escrevi que temos a obrigação de nos insurgir contra os exploradores e até cometer atos de desobediência civil quando é justa a causa, porque isto é exercício de cidadania. Mas que tudo se faça sem ódio e amaldiçoamentos. Porque isto nos corrói.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade